Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/4923
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorWagner, Adrianaen_US
dc.contributor.authorBonato, Taís Nicolettien_US
dc.date.accessioned2013-08-07T19:08:44Z-
dc.date.available2013-08-07T19:08:44Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/4923-
dc.description.abstractO contexto do lazer tem sido entendido atualmente como facilitador das tarefas desenvolvimentais que caracterizam a adolescência, em parte pela associação com o autoconceito. Partindo desta premissa, esta dissertação objetivou pesquisar o lazer juvenil. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura, que descreve, desde uma perspectiva histórica, concepções teóricas acerca do lazer, ócio e tempo livre. Além disso, discute-se a importância do lazer no desenvolvimento adolescente, considerando elementos conceituais e incluindo uma análise das recentes investigações empíricas nacionais e internacionais. A fim de investigar as correlações existentes entre os hábitos de lazer e o autoconceito em adolescentes, realizou-se uma pesquisa empírica com a participação de 506 adolescentes adolescentes do ensino médio de 10 escolas da rede pública e privada de Porto Alegre/RS (Brasil). Para avaliar as variáveis do estudo, utilizou-se um questionário de dados sócio-demográficos e duas escalas, a Escala de Hábitos de Lazer e o Self Perception Profile for Adolescents. Os instrumentos foram aplicados em salas de aula mediante a autorização do termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Foram realizadas análises descritivas, inferenciais e correlacionais. Dentre os resultados, destaca-se a preponderância dos hábitos hedonistas e o equilíbrio entre as dimensões do autoconceito dos jovens. Identificou-se que os hábitos instrutivos correspondem a melhores níveis de autoconceito, seguido dos hedonistas. Conclui-se que as relações existentes entre os hábitos de lazer e o autoconceito indicam que as práticas de lazer qualificam o autoconceito dos adolescentes e este, por sua vez, atua na eleição, no grau de envolvimento e na manutenção dos hábitos de lazer.pt_BR
dc.description.abstractThe leisure context has been understood nowadays as provider of the developmental tasks which characterize the adolescence, in part due to its association with self-concept. Starting from this statement, this paper aimed at researching the young leisure. In order to do this, a literature revision was carried out describing, from a historic perspective, theoretical conceptions concerning leisure, idleness and free time. Besides, it is discussed the importance of leisure in the adolescent development, considering conceptual elements and including an analysis of recent national and international empiric researches. In order to study the existent correlation between leisure habits and self-concept in adolescents, an empiric research was carried out with the participation of 506 high school adolescents from 10 public and private schools of Porto Alegre/RS (Brazil). To evaluate the study variables, it were used a social-demographic questionnaire and two scales, the Leisure Habits Scale and the Self Perception Profile for Adolescents. The instruments were applied in the classrooms through the authorization of the Free and Informed Consent term. Descriptive, inferential and correlation analysis were carried out. Among the results, it is detached the preponderance of hedonistic habits and the balance between young people self-concept dimensions. It was identified that the instructive habits correspond to better levels of self-concept, followed by the hedonistic ones. It is concluded that the existent relations between leisure habits and self-concept indicate that the leisure practices qualify adolescent self-concept and this, in turn, acts in the election, involvement degree and maintenance of the leisure habits.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectPSICOLOGIA DO ADOLESCENTEpt_BR
dc.subjectCOMPORTAMENTO (PSICOLOGIA)pt_BR
dc.subjectLAZER - ASPECTOS PSICOLÓGICOSpt_BR
dc.titleHábitos de lazer e autoconceito em adolescentespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000380715-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo903,33 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.