Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/4942
Tipo: masterThesis
Título: Memória e emoção: explorando diferentes paradigmas experimentais
Autor(es): Bourscheid, Fábio Rodrigo
Orientador: Stein, Lilian Milnitsky
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Data de Publicação: 2012
Palavras-chave: PSICOLOGIA
COGNIÇÃO
MEMÓRIA - ASPECTOS PSICOLÓGICOS
RECONHECIMENTO (PSICOLOGIA)
EMOÇÕES
Resumo: A presente dissertação é constituída por dois estudos empíricos apresentados na forma de artigos científicos independentes. No Estudo I, utilizou-se um procedimento similar ao DRM (Deese-Roediger-McDermott), tipicamente relacionado à pesquisa em falsas memórias. Foram selecionados oito conjuntos de imagens tematicamente associadas extraídas do International Affective Picture System (IAPS), metade com valência emocional negativa e metade com valência emocional positiva, ambos alertantes. Um teste de reconhecimento foi administrado em uma amostra de 94 estudantes universitários. Itens de valência emocional negativa eliciaram maiores proporções tanto de falsas memórias quanto de memórias verdadeiras. Dessa forma, os resultados demonstram a efetividade do DRM visual para o estudo das falsas memórias, procedimento ainda em desuso no Brasil. O Estudo II investigou a influência de pistas contextuais externas no desempenho e nos níveis de confiança na resposta, o que está relacionado à pesquisa em conformidade de memória. Foram utilizados conjuntos de palavras de valência emocional negativa e neutra extraídos da versão brasileira do Affective Norms for English Words (ANEW). 35 participantes responderam a um teste de reconhecimento, durante o qual eram apresentadas pistas indicativas do provável status da palavra. Observou-se que pistas válidas aumentaram as proporções de acertos e de rejeições corretas de itens novos, em comparação a pistas inválidas. Não houve influência da validade das pistas nos níveis de confiança para acertos; porém, pistas inválidas proporcionaram um decréscimo na confiança nas rejeições corretas. Itens de valência emocional negativa e neutra foram afetados de forma similar pela validade das pistas. Os resultados apresentados no Estudo II demonstram a influência exercida por informações externas durante julgamentos de memória.
This dissertation is composed by two empirical sections, organized as two independent scientific papers. The first paper utilized a procedure which is similar to the DRM (Deese- Roediger-McDermott), tipically related to the research in false memory. Eight sets of thematically associated pictures were selected from the International Affective Picture System (IAPS). Half of the sets were negative valenced, while the other half were positively valenced; all the sets were highly arousing. 94 undergraduate students answered to a recognition test. Negative valenced items elicited higher proportions of both true and false memories. The results demonstrate the utility of the visual DRM to the study in the false memory research field, a procedure which is still poorly used in Brazil. In the second paper we investigated the influence of contextual cues on both memory performance and response confidence levels. Sets of negative and neutral words were selected from the Brazilian version of the Affective Norms for English Words (ANEW). 35 undergraduate students answered to a recognition test, where cues indicated the likely status of the upcoming word. Valid cues heightened proportions of both hits and correct rejections, in contrast to invalid cues. We found no influence of cues’ validity on the response confidence levels for hits. However, invalid cues decreased confidence on correct rejections. Negative and neutral items were similarly influenced by the cues’ validity. The results presented in the second paper demonstrate the influence of contextual cues on memory judgments.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4942
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