Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/4953
Type: masterThesis
Title: Investigação do desempenho ortográfico de universitários
Author(s): Kusner, Rosa Lise de Sousa
Advisor: Jou, Graciela Inchausti de
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Issue Date: 2006
Keywords: PSICOLOGIA COGNITIVA
ESCRITA
PSICOLINGUÍSTICA
Abstract: Foram elaborados dois artigos para a composição da dissertação de mestrado. No primeiro, foi realizada uma revisão da literatura sobre leitura e escrita, com ênfase no processo de aquisição das normas ortográficas. Através da análise dos modelos cognitivos de leitura e escrita. Percebe-se, que tais modelos podem ser pensados de forma cooperativa e não de forma excludente, como aparece em algumas discussões. Também expuseram-se algumas pesquisas para exemplificar os processos de aquisição e desenvolvimento da escrita ortográfica. Concluiu-se que o conhecimento produzido nesta área, nos últimos anos, pode auxiliar num planejamento educacional mais adequado e eficiente para o ensino da ortografia. O segundo artigo se propôs a realizar uma pesquisa sobre o Desempenho Ortográfico de Universitários, devido as queixas da academia e da sociedade quanto ao mal desempenho dos mesmos. Procurou identificar tipos de erros ortográficos cometidos, através da tarefa de ditado. Os resultados apontam para necessidade do desenvolvimento de estratégias educacionais, para evitar s e corrigir os erros ortográficos, ainda no Ensino Fundamental e Médio, para que não cheguem na universidade cometendo erros não compatíveis com a escolaridade.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4953
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000348320-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo377,21 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.