Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento:
https://hdl.handle.net/10923/4953
Tipo: | masterThesis |
Título: | Investigação do desempenho ortográfico de universitários |
Autor(es): | Kusner, Rosa Lise de Sousa |
Orientador: | Jou, Graciela Inchausti de |
Editora: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Data de Publicação: | 2006 |
Palavras-chave: | PSICOLOGIA COGNITIVA ESCRITA PSICOLINGUÍSTICA |
Resumo: | Foram elaborados dois artigos para a composição da dissertação de mestrado. No primeiro, foi realizada uma revisão da literatura sobre leitura e escrita, com ênfase no processo de aquisição das normas ortográficas. Através da análise dos modelos cognitivos de leitura e escrita. Percebe-se, que tais modelos podem ser pensados de forma cooperativa e não de forma excludente, como aparece em algumas discussões. Também expuseram-se algumas pesquisas para exemplificar os processos de aquisição e desenvolvimento da escrita ortográfica. Concluiu-se que o conhecimento produzido nesta área, nos últimos anos, pode auxiliar num planejamento educacional mais adequado e eficiente para o ensino da ortografia. O segundo artigo se propôs a realizar uma pesquisa sobre o Desempenho Ortográfico de Universitários, devido as queixas da academia e da sociedade quanto ao mal desempenho dos mesmos. Procurou identificar tipos de erros ortográficos cometidos, através da tarefa de ditado. Os resultados apontam para necessidade do desenvolvimento de estratégias educacionais, para evitar s e corrigir os erros ortográficos, ainda no Ensino Fundamental e Médio, para que não cheguem na universidade cometendo erros não compatíveis com a escolaridade.
|
URI: | http://hdl.handle.net/10923/4953 |
Aparece nas Coleções: | Dissertação e Tese
|
Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.