Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10923/4968
Type: masterThesis
Title: Comportamento agressivo e aspectos psicodinâmicos em crianças abrigadas
Author(s): Cecatto, Grasiela Maria
Advisor: Gauer, Gabriel José Chittó
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Issue Date: 2008
Keywords: PSICOLOGIA CLÍNICA
COMPORTAMENTO (PSICOLOGIA)
AGRESSIVIDADE
CRIANÇAS
PSICODINÂMICA
ASSISTÊNCIA A CRIANÇA
Abstract: Foram elaboradas duas seções para a composição desta dissertação de Mestrado. Na primeira delas, foi elaborada uma revisão de literatura acerca de crianças afastadas do convívio familiar, a partir de uma compreensão psicodinâmica. Procurou-se compreender os efeitos da privação emocional e relatar estudos recentes sobre crianças abrigadas no Brasil, além de se realizar uma breve revisão histórica acerca da institucionalização da infância brasileira e uma análise da eficácia da função dos abrigos. Destacou-se que melhorias contínuas no atendimento assistencial dos abrigos e uma implementação das políticas públicas são fundamentais para a infância vitimizada, que necessita de cuidados e proteção da sociedade. Na segunda seção, foi realizado um estudo cujos objetivos eram: identificar variáveis bio-sócio-demográficas e variáveis clínicas em um grupo de 21 crianças dos 6 aos 12 anos que residem em um abrigo sob a proteção do Estado, do ponto de vista diagnóstico; apresentar resultados de avaliação psicológica na amostra; e verificar se crianças afastadas do convívio familiar apresentam um comportamento agressivo. Para tanto, buscou-se primeiramente caracterizar o grupo de crianças a partir de dados obtidos da avaliação psicológica, utilizando-se o Teste das Fábulas e o Child Behavior Checklist (CBCL), e de um questionário bio-sócio-demográfico. Foram então realizados três estudos de caso, a fim de aprofundar-se nas questões psicodinâmicas.Os resultados apontaram que a maioria das crianças manifesta um comportamento agressivo, sendo a privação emocional um fator fundamental no desenvolvimento deste problema, e que, por isso, é essencial uma maior preocupação das políticas públicas em realizar uma abordagem eficaz dos problemas da família, oferecendo-lhe também apoio e proteção, para que as crianças possam, quando possível, retornar ao seu convívio. Também se ressalta a importância das instituições de abrigo em se constituir um lugar de proteção e de holding a essas crianças, disponibilizando-lhes os necessários cuidados, para que possam se desenvolver plenamente.
Two distinct sections were elaborated to compose this Master´s degree paper. The first one was built with theoretical material obtained from literature regarding the psychological effects in the children that suffered deprivation from their families and were sent to live in shelters, under the point of view of a psychodynamic comprehension. The aim was to understand the effects of emotional deprivation and to report recent studies about sheltered children in Brazil, as well as to realize a brief historic review concerning the sheltering of brazilian children, and a analyses of the efficacy of the foster institutions function. It is highlighted that improvements on the shelters crew quality assistance and an implementation of the public politics are crucial to the victimized children. They need cares and protection from the society. The second section is an empirical work. The purpose of this section was to identify variables related to bio-socio-demographic data and clinic variables, from the diagnostic point of view, in a group of 21 children with ages from 6 to 12 years who lives in a shelter under the protection of the State; to present results of psychological evaluation in the sample; and to verify if children that were separated from their families show aggressive behavior. It was firstly characterized the group of children, evaluated with the psychological tests CBCL scale and Fables Test; data collected by a bio-sociodemographic questionary was also used. After that, three case studies were elaborated to explore more deeply the psychodynamic aspects.It was possible to verify that the most of the children in the sample show aggressive behavior, and that the emotional deprivation is a very relevant aspect to the development of this behavior, therefore it is possible to emphasize the importance of foster institutions to consist of a place of protection and holding to these children, disposing the necessary care to them have the chance to develop themselves completely.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4968
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