Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10923/5033
Type: masterThesis
Title: Tomada de decisão no iowa gambling task: estudos comparativos quanto às variáveis idade e escolaridade e estudo correlacional
Author(s): Núñez Carvalho, Janaína Castro
Advisor: Fonseca, Rochele Paz
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Issue Date: 2010
Keywords: PSICOLOGIA
NEUROPSICOLOGIA
TOMADA DE DECISÕES
ENVELHECIMENTO
EDUCAÇÃO
COGNIÇÃO
Abstract: No âmbito da neuropsicologia cognitiva e clínica, o Iowa Gambling Task (IGT) é uma tarefa internacionalmente reconhecida na avaliação da tomada de decisão, um construto considerado uma das funções executivas (FE) “quentes” por muitos autores. Embora já possua uma validade reconhecida em populações clínicas, principalmente em pessoas que sofreram lesões no córtex pré-frontal ventromedial, o IGT ainda carece de dados com populações saudáveis, principalmente em relação a características sócio-demográficas que poderiam influenciar sua performance e a dados normativos com padrão de desempenho que auxilie o seu uso diagnóstico neuropsicológico na população brasileira. Nesta dissertação é apresentada uma revisão sistemática sobre o papel de variáveis sócio-demográficas no processamento da tomada de decisão no IGT e três estudos empíricos. As duas primeiras investigações avaliam, respectivamente, o papel das variáveis escolaridade e idade no desempenho executivo examinado pelo IGT e o terceiro artigo empírico correlaciona o processamento requerido pelo IGT com aquele avaliado por três outros instrumentos que mensuram FE: o Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WSCT), o Teste Hayling e o Trail Making Test (TMT).Dentre os principais achados teóricos da revisão sistemática, os estudos não apresentam dados conclusivos quanto à escolaridade e ao sexo/gênero; em contrapartida, quanto à idade, a maioria das pesquisas encontra uma maior curva de aprendizagem nos adultos jovens quando comparados a idosos. No que diz respeito ao estudo empírico 1, observou-se um papel da escolaridade no IGT com ocorrência de aprendizagem com diferença entre blocos apenas no grupo de alta escolaridade. No segundo estudo, houve diferenças significativas nas curvas de aprendizagem entre 9 adultos jovens e adultos idosos. No entanto, a partir dos dois estudos, as variáveis sóciodemográficas idade e escolaridade não influenciaram significativamente o desempenho global, avaliado pelo cálculo total no IGT. No Estudo 3, foi encontrada apenas correlação entre o desempenho global no IGT e o tempo da parte B do Teste Hayling, evidenciando uma associação entre uma maior velocidade de processamento envolvido com a inibição e uma tomada de decisão mais vantajosa. Porém, não foram observadas correlações significativas entre o desempenho global no IGT e escores do WCST e do TMT. Por outro lado, considerando-se o escore do primeiro bloco do IGT, foram encontradas relações inversas entre este e alguns escores dos demais instrumentos de exame das FE. Estes dados reforçam a discussão atual sobre os multicomponentes das FE e sugerem diferenças de mecanismos implícitos e explícitos entre os distintos blocos que compõem a tarefa. Por fim, propõe-se uma reflexão sobre as diferenças de interpretações dos estudos dependendo do escore utilizado para a compreensão de uma tomada de decisão vantajosa: o cálculo total ou o cálculo por blocos.
In the context of cognitive and clinical neuropsychology, the Iowa Gambling Task (IGT) is an international known task used to assess decision making, a construct that makes part of the “hot” executive functions (EF) according to some authors. Although it has already an established validity with clinical population, mainly with ventromedial pre-frontal damaged people, the IGT still needs healthy individuals data, especially regarding to socio-demographic features that could influence its performance as well as to normative data with standard performance that helps its neuropsychological diagnosis application to Brazilian people. In this Master thesis, a systematic review is presented about the role of socio-demographic in decision making processing throught IGT and three empirical studies. Two first research investigate, respectively, the role of education and age factors on the executive performance assessed by IGT. The third empirical study correlates the processing examined by IGT to that one assessed by three other instruments which measure EF: Wisconsin Card Sorting Test (WSCT), Hayling Test and Trail Making Test (TMT). Among the main theoretical results of the systematic review, studies did not present conclusive data related to education and sex/gender; in the other hand, when it comes to age, the majority of the studies found a greater learning curve in younger when compared to aged adults. In regard to empirical study 1, an education’s role was observed in IGT performance with a learning followed by difference between blocks only in the high-educated group. In the second study, there were significant differences in the learning curves between young and elderly adults. However, both studies showed that the socio-demographic variables age and schooling did not significantly influence the global IGT’s score.In Study 3, a correlation was found only between the global IGT’s performance and the part B’s time of Hayling Test, showing an association between a greater processing speed to inhibit verbal stimuli and a more advantageous decision making. However, significant correlations between global IGT’s score and WCST and TMT’s scores were not observed. In the other hand, regarding the score in the first IGT’s block, inverse relations between IGT’s performance and some scores in others EF instruments were found. These data reinforce the recent discussion on the EF multidimensions and suggest differences between implicit and explicit strategies between task blocks. In conclusion, it is necessary to reflect about the different interpretation in each study depending on the used score to comprehend a more advantageous decision making: the total score or the block score.
URI: http://hdl.handle.net/10923/5033
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