Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/5098
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCouto, Berenice Rojasen_US
dc.contributor.authorReidel, Tatianaen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T19:10:05Z-
dc.date.available2013-08-07T19:10:05Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/5098-
dc.description.abstractThe materialization of the ethic-political project of Social Service in the education process, in the graduation courses of Social Service in the state of Rio Grande do Sul is the main issue of this thesis, which purpose was to analyze if the Social Service courses guarantee the materialization of the Ethic-political Project in the professional education process, in the perspective of contributing to the professional qualification and to empower the project. So, a qualitative survey was conducted, complemented with quantitative data, characterized as a study of exploratory and descriptive case, based on the dialectic-critical method. Approximation and separations were searched between what is predicted in the nowadays curriculum directions and what is actually done in the education process, in order to contribute to the creation of strategies of approximation and surpassing of possible existing gaps. To define the sample, the decision was on the non-probalistic sampling, by type. So, seven distinctive institutional organizations were chosen. As subjects of the survey, there were docent and student representations, as well as the Politic-Pedagogic Projects of each of the seven graduation schools. So, semi-structured interviews were made and the tool used was a form with open and closed questions and, for the documental survey, an instruction guide was used. The data analyzes is characterized by the “content analyzes” by Bardin. The result of these data demonstrates that the professional education does not enable to the materialization of the professional ethic-political project. So, the need to broaden the debate upon the social direction that is being constituted in the professional process is signalized, rescuing the paradigm of class fight, in order to strengthen the resistance against a merchant education that weakens the professional project. Also, the need to progress in investigation actions about the theme is indicated, in order to create observation channels, studies and analyzes about the Ethic-political Project of Social Service and the implication of the education process for its materialization.en_US
dc.description.abstractA materialização do Projeto Ético-Político do Serviço Social no processo de formação, nos cursos de graduação em Serviço Social no estado do Rio Grande do Sul é a questão central da presente tese que teve como objetivo analisar se os cursos de Serviço Social garantem a materialização do Projeto Ético-Político no processo de formação profissional, na perspectiva de contribuir para a qualificação da formação profissional e para o fortalecimento do referido projeto. Para tanto, realizou-se uma pesquisa do tipo qualitativa, complementada com dados quantitativos, caracterizada como um estudo de caso exploratório e descritivo, baseada no método dialético-crítico. Buscou-se desvendar aproximações e distanciamentos entre o que está previsto nas atuais diretrizes curriculares e o que se materializa no processo de formação, com vistas a contribuir na criação de estratégias para aproximação e superação das possíveis lacunas existentes. Para definição da amostra, optou-se por uma amostragem não probabilística, por tipicidade. Desta forma constituíram-se sete distintas naturezas institucionais. Como sujeitos de pesquisa teve-se uma representaçao docente e discente, bem como os Projetos Político-Pedagógicos de cada uma das sete instituições de ensino superior. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, que teve como instrumento um formulário com questões abertas e fechadas e para a pesquisa documental utilizou-se um roteiro norteador. A análise dos dados caracteriza-se pela técnica “análise de conteúdo” de Bardin. Os resultados dessa análise demonstram que a formação profissional não capacita para materialização do Projeto Ético-Político profissional. Nesse sentido, sinaliza-se para a necessidade de ampliar o debate sobre a direção social que está se constituindo no processo de formação profissional, resgatando o paradigma da luta de classes, com vistas a fortalecer a resistência contra uma formação mercantilizada que fragiliza o projeto profissional. Aponta-se também para a necessidade de se avançar em ações investigativas sobre a temática, com vistas a criar canais de reflexão, estudo e análise sobre o Projeto Político do Serviço Social e a implicação do processo de formação para sua materialização.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectSERVIÇO SOCIALpt_BR
dc.subjectASSISTENTES SOCIAIS - FORMAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
dc.subjectSERVIÇO SOCIAL - PROJETOSpt_BR
dc.subjectENSINO SUPERIORpt_BR
dc.titleA indissociabilidade entre o projeto ético-político e a formação em serviço social: uma materialização em xequept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Serviço Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Serviço Socialpt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000424039-Texto+Parcial-0.pdfTexto Parcial195,38 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.