Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/5177
Tipo: doctoralThesis
Título: Economia solidária: a produção dos sujeitos (des)necessários
Autor(es): Eidelwein, Karen
Orientador: Guimarães, Gleny Terezinha Duro
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Fecha de Publicación: 2009
Palabras clave: SERVIÇO SOCIAL
ECONOMIA SOLIDÁRIA
SUBJETIVIDADE
ANÁLISE DO DISCURSO
Resumen: Contemporary changes in the work-capital relationship have been characterized by a process of increasing accumulation through relative surplus value. There have been a decrease in formal job positions and a rise in the number of unemployed workers, who can be regarded as (un)necessary in the production process. In this context, Solidary Economy has arisen as a strategy that both resists to and fights the social situation, combining actions of work and income generation grounded on democracy, self-management, cooperation and solidarity. The Discursive Formation of Solidary Economy has been here characterized from the perspective of the theory of Discourse Analysis of Michel Pêcheux. It is organized by means of the individual subject-form, one that is free, with rights, and solidarycollective, understood as the materiality of capitalist and socialist ideological formations. The discourses of this discursive formation are marked with a contradiction between the reproduction and the transformation of social relationships of production. We have discussed how, from that discursive formation, the agency of singular-collective subjectivities occurs, providing symbolic support to the very Solidary Economy. The research corpus comprehends the analysis of discourses produced by the First National Conference of Solidary Economy, from which four effects of meaning of Solidary Economy have been identified: a form of production organization, distribution and consumption, based on the collective ownership and management of production means, goods and/or services produced; a social movement; a strategy for social, inclusive development; and a public State policy. From the articulation of the meanings identified, one can say that the 1st CONAES is a modality of subject-position which is totally identified with the subject-form that characterizes the Discursive Formation of Solidary Economy. The discourses of the 1st CONAES have been centered on the possibilities of transformation of social relationships of production, without mentioning aspects related to the reproduction of such relations, what can be understood as an effect of the very ideological calling of the Conference. Thus, it is not possible to separate it from the Discursive Formation in which it has been located. The possibilities of social transformation that are present in the discourse of the 1st CONAES have pointed towards the agency of subjectivities able to offer support to the Solidary Economy. However, such possibilities of subjective compositions have not pointed towards the constitution of another subject-form, one that is representative of another ideological formation, capable of leading to the overcoming of the capitalist society. Maybe the disruption with the very discursive formation of Solidary Economy towards another discursive formation, representative of another ideological formation, is only possible to the extent that other discourses of the discursive formation comprehend both the transformation and the reproduction of social relationships of production.
As mutações contemporâneas da relação capital-trabalho caracterizam-se por processo de acumulação cada vez maior pela via da mais-valia relativa. Tem-se a diminuição dos postos de emprego formal e o aumento do número de trabalhadores desempregados que podem ser considerados (des)necessários ao processo de produção. Nesse contexto, a Economia Solidária surge como uma estratégia de resistência e enfrentamento às expressões da questão social, reunindo ações de geração de trabalho e renda sustentadas na democracia, autogestão, cooperação e solidariedade. A partir da Teoria da Análise do Discurso de Michel Pêcheux, caracteriza-se a Formação Discursiva da Economia Solidária, organizada pela forma-sujeito indivíduo livre, de direitos e coletivo-solidário que é compreendida como a materialidade de formações ideológicas capitalistas e socialistas. Os discursos da referida formação discursiva são marcados pela contradição entre a reprodução e a transformação das relações sociais de produção. Discute-se como, a partir da formação discursiva em questão, ocorre o agenciamento de subjetividades singulares-coletivas capazes de dar sustentação simbólica à própria Economia Solidária. O corpus da pesquisa abarca a análise dos discursos enunciados pela I Conferência Nacional de Economia Solidária, a partir da qual se identificam quatro efeitos de sentido sobre a Economia Solidária: um modo de organização da produção, distribuição e consumo, baseado na propriedade e gestão coletiva dos meios de produção e dos bens e/ou serviços produzidos; um movimento social; uma estratégia de desenvolvimento social includente e uma política pública de Estado.A partir da articulação dos sentidos identificados, pode-se dizer que a I CONAES se apresenta como uma modalidade de posição-sujeito totalmente identificada com a forma-sujeito que caracteriza a Formação Discursiva da Economia Solidária. Os discursos da I CONAES centram-se nas possibilidades de transformação das relações sociais de produção, sem fazer referência aos aspectos relativos à reprodução de tais relações, o que pode ser compreendido como um efeito da própria interpelação ideológica sofrida pela Conferência. Dessa forma, considera-se que essa não apresenta possibilidade de ruptura com a Formação Discursiva na qual se encontra inserida. As possibilidades de transformação social presentes no discurso da I CONAES apontam para o agenciamento de subjetividades capazes de oferecer sustentação para a própria Economia Solidária. Porém, tais possibilidades de composições subjetivas não apontam para a constituição de outra forma-sujeito, representativa de outra formação discursiva que possa ser considerada materializadora de uma formação ideológica capaz de levar à superação da sociedade capitalista. O rompimento com a própria formação discursiva da economia solidária na direção de outra formação discursiva, representativa de outra formação ideológica, talvez só seja possível na medida em que os discursos da formação discursiva abarquem tanto a transformação quanto a reprodução das relações sociais de produção.
URI: http://hdl.handle.net/10923/5177
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000418816-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo751,82 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.