Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10923/5212
Type: masterThesis
Title: As pesquisas avaliativas de políticas sociais públicas: um estudo sobre a metodologia de trabalho com famílias no SUAS
Author(s): Carraro, Gissele
Advisor: Prates, Jane Cruz
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Issue Date: 2011
Keywords: SERVIÇO SOCIAL
ASSISTÊNCIA SOCIAL - CAXIAS DO SUL
POLÍTICAS PÚBLICAS
POLÍTICA SOCIAL
Abstract: O presente trabalho versa sobre a contribuição da pesquisa avaliativa para o aprimoramento do processo de construção das orientações para o trabalho com famílias no Sistema Único de Assistência Social no município de Caxias do Sul (RS), no período de 2008 a 2010. As técnicas utilizadas foram: pesquisa bibliográfica e documental, história oral temática, observação participante, análise de conteúdo. Como instrumentos utilizaram-se roteiros de coleta grupal e individual. No que tange a amostragem optou-se pela não probabilista intencional, no intuito de saber a opinião dos sujeitos envolvidos na edificação das orientações para o trabalho com famílias no SUAS em Caxias do Sul – representantes do órgão formador, órgão gestor e de controle social da política de assistência social e da rede socioassistencial.O objetivo é explicitar os tipos e as características da pesquisa avaliativa, destacando a metodologia na avaliação de políticas sociais públicas e busca mediar essa teoria para avaliar uma realidade concreta. O método utilizado para a realização da pesquisa foi o materialismo histórico dialético. A metodologia pautou-se pela abordagem quanti-qualitativa. A pesquisa pode ser qualificada como avaliativa que, embora utilize a mesma instrumentalidade aportada pela ciência ao conjunto dos processos investigativos, tem algumas particularidades. Segundo o momento em que ocorreu – durante o processo de construção das orientações do trabalho com famílias no SUAS –, pode ser caracterizada como do tipo expost. E, conforme a natureza, papel ou função constitui-se como formativa, na medida em que busca subsidiar decisões, compreender processos e mecanismos empregados, contribuir para o aperfeiçoamento das ações.A partir da avaliação do processo de construção das orientações para o trabalho com famílias, as categorias de análise emergentes da pesquisa foram: orientações do trabalho com famílias, movimento decisório de constituição das orientações, sujeitos/instituições e interesses envolvidos na elaboração das orientações, fatos/acontecimentos que antecederam e determinaram a formulação das orientações, expectativas, resultados, atendidos pela proposta, elementos que compõem as orientações, interação e relações estabelecidas entre as representações envolvidas, opinião dos diferentes sujeitos em relação à proposta e às condições estruturais ofertadas pelo município.A pesquisa apontou a importância do processo participativo e coletivo instituído no município de Caxias do Sul para a construção das orientações para o trabalho com famílias e consequentemente para a qualificação técnico-política dos profissionais e a profissionalização da política de assistência social em Caxias do Sul. Também, demonstrou que os limites que devem ser enfrentados se relacionam à formação profissional e ao exercício profissional, aos sujeitos, às condições histórico-estruturais a própria sistematização no coletivo. Destacam-se aqui, os processos formativos (graduação e pós-graduação) que devem contemplar conteúdos que forneçam subsídios básicos sobre planejamento, diagnóstico, metodologias de análise e intervenção. Mas isso não basta se os sujeitos não se apropriarem desses processos e os mediarem no cotidiano de seu trabalho em qualquer área, política social pública e se não dispuserem de condições de trabalho adequadas para tal.
El presente trabajo discurre sobre la tematica: la contribución de la pesquisa evaluativa para el perfeccionamiento del proceso de construción de las orientaciones para el trabajo con familias, a partir del Sistema Único de Asistencia Social (SUAS) en el Departamiento de Caxias do Sul (RS), en el período de 2008 a 2010. El objetivo es explicitar los tipos y las caracterizaciones de la pesquisa evaluativa, resaltando la metodología en la evaluación de politicas sociales publicas, y mediar esa teoria para evaluar una realidad concreta. El metodo utilizado para la realización desta pesquisa fue el materialismo historico dialetico. La metodología se basó en el enfoque cuantitativo y cualitativo. La pesquisa puede ser cualificada como evaluativa. Aunque utilize de la misma instrumentalidad aportada por la ciencia al conjunto de los procesos investigativos, presenta algunas particularidades. Considerando el momento en que ha sido executada - durante el proceso de construcción de las orientaciones del trabajo con familias en el SUAS -, puede caracterizarse como de tipo exposto Segun su naturaleza, su papel o función constituyese como formativa, puesto que busca subsidiar decisiones, comprender los procesos y los mecanismos empleados, y contribuir para el perfeccionamiento de las acciones. Las técnicas utilizadas fueron: pesquisa bibliografica y documental, historia oral tematica, observación participativa y análisis de contenido. Con respecto a los instrumentos, se hizo uso de un cuestionario de coleta de datos, grupal e individual.En lo que se refiere a la muestra, fue elegida la de tipo no-probabilística intencional, con el fin de conocer la opinión de los sujetos involucrados en el proceso de elaboración de las orientaciones para el trabajo con familias a partir del SUAS en el Departamiento de Caxias do Sul, siendo ellos: representantes del organismo formador, del organismo" gestionador y de control social de la politica de asistencia social, y de la red socioasistencial. Partiendo de la evaluación realizada respecto al proceso de construcción de las orientaciones para el trabajo con familias, surgieron las siguientes categorias de análisis: orientaciones del trabajo con familias; movimiento decisorio de construcción de las orientaciones; sujetos/instituciones e intereses envueltos en la elaboración de las orientaciones; hechos/acontecimientos que antecedieron y determinaron la formulación de las orientaciones; expectativas; resultados; atendidos por la propuesta; elementos que componem las orientaciones; interacción y relaciones establecidas entre las representaciones envueltas y, opinión de los diferentes sujetos, en lo que se refiere a la propuesta y a las condiciones estructurales ofrecidas por el Departamiento de Caxias do Sul. La pesquisa senaló la importancia del proceso participativo y coletivo instituido en el Departamiento en cuestión, para la construcción de las orientaciones para el trabajo con familias y, por consiguiente, para la cualificación tecnico-politica de los profesionales y la profesionalizacion de la politica de asistencia social en el Departamiento. Tambien se detectó que las limitaciones a seren superadas relacionanse a la formación y ai ejercicio profesional, aios sujetos y a las condiciones historico-estructurales.Resaltanse aqui, la necesidad de que los procesos formativos (graduación y posgraduación) contemplen contenidos que ofrezcan subsidios basicos sobre planeamiento, diagnostico y metodologías de analisis e intervención. Sinembargo, eso no será el suficiente caso los sujetos no se aproprien de los procesos formativos y no medien el conocimiento construido en el cotidiano de su trabajo, cúal sea el area de actuacion y, somandose a eso, no dispongan de las condiciones de trabajo necesarias para su desarrollo. spa
URI: http://hdl.handle.net/10923/5212
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