Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10923/5241
Type: masterThesis
Title: A fragmentação pós-moderna e o conceito de pessoa à luz do pensamento de Christian Duquoc
Author(s): Lacoski, Márcio Augusto
Advisor: Hammes, Érico João
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Teologia
Issue Date: 2009
Keywords: RELIGIÃO
TEOLOGIA
CRISTOLOGIA
PÓS-MODERNIDADE
DUQUOC, CHRISTIAN - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
Abstract: A presente dissertação de Mestrado estuda a “Fragmentação pós-moderna e o conceito de pessoa à luz do pensamento de Christian Duquoc”. Está dividida em três seções: na primeira, elegeu-se a categoria “fragmentação” para, a partir dela, analisar três aspectos da pós-modernidade sob o viés da cultura. São eles: a complexidade das relações, a liquefação do sagrado e o hibridismo cultural. A segunda seção apresenta o conceito de “pessoa”, um autêntico “híbrido” que foi cunhado “a partir da confluência de três cosmovisões: a judaica, a grega e a cristã. ” (p. 70). A obra do teólogo francês C. Duquoc é referência para iluminar as seções precedentes tratando da personalidade humano-divina de Jesus de Nazaré e suas conseqüentes atitudes diante do “quotidiano” e da “transcendência”.
This Master´s Degree dissertation studies the “Postmodern Fragmentation and the Concept of Person in the Light of Christian Duquoc’s Thinking’’. It is divided into three sections: in the first section, the category “fragmentation” has been selected, so as to, from there, analyze three aspects of postmodernity from the cultural vantage point. Those aspects are: complexity of the relations, liquefaction of the sacred and cultural hibridism. The second section presents the concept of “person”, an authentic “hybrid”, molded “from the confluence of three worldviews: Jewish, Greek and Christian. ”(p. 70). French theologian C. Duquoc’s work is a reference to enlighten the previous sections, as it considers the divine-human personality of Jesus of Nazareth and his consequential attitudes as to “the quotidian” and “transcendence”.
URI: http://hdl.handle.net/10923/5241
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