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dc.contributor.advisorSusin, Luiz Carlosen_US
dc.contributor.authorLeite, Francisco Geovanien_US
dc.date.accessioned2013-08-07T19:11:23Z-
dc.date.available2013-08-07T19:11:23Z-
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/5245-
dc.description.abstractO sofrimento faz parte da vida contingente da criação. Diante dele torna-se inevitável a questão: Onde está Deus quando sofremos? A fé cristã tem sua razão de ser em Cristo, o Crucificado-Ressuscitado. Na paixão, o Filho de Deus, historicamente, sofre a morte no abandono do Pai. Deus parece se revelar apático e até sádico face ao sofrimento. Jürgen Moltmann, ao abordar a dimensão teológica do sofrimento de Cristo, constata que, tanto a tradição judaica, quanto a cristã, desde sua origem, professou sua fé num Deus apático/impassível. Contestando essa visão, propõe uma revolução no conceito de Deus baseado no pensamento trinitário. Assim, compreendido trinitariamente, o sofrimento de Cristo é o sofrimento de Deus. Para o autor, na Paixão, o Pai não abandona o Filho, mas, em amorosa e livre entrega, compartilha, com o Espírito Santo, de seu sofrimento. Essa teologia demonstra que o Deus da fé cristã não é apático, mas compassivo. Deus não abandona sua criação à mercê do sofrimento. O clamor de toda criatura que sofre injustamente é o clamor do próprio Deus. E, assim como o Deus da fé judaica e cristã se manifesta compassivo, é proposto às pessoas, sobretudo aos cristãos, assumirem a atitude de compaixão como paradigma de quem tem paixão pela vidapt_BR
dc.description.abstractThe suffering is part of contingent life of the Creation. By this reason it is inevitable to lift up the question: Where is God when we are suffering? The Christian faith holds its reason for being in Christ – the Crucified-Resurrect. In the passion, the Sun of God suffers historically the death in the abandonment by the Father. God seems to turn out to be apathetic and even sadist towards the suffering. Jürgen Moltmann, at approaching the theological dimension of the Christ’s suffering, finds out that both Judaic and Christian tradition, since their origins, profess their faith in an apathetic and impassive God. Against this vision, Moltmann suggests a revolution on the concept of God based on the Trinitarian thought. Under this point of view, the Christ’s suffering is the God’s suffering. For the author, in the Passion, the Father did not abandon the Sun, but rather, together with the Holy Spirit, He shared the Sun’s suffering through a loving and free donation of himself. This theology shows up that the God of the Christian faith is not apathetic, but a compassionate God, once that he does not abandon his creation to the suffering. The shout of every creature that suffers unfairly is the shout of God himself. As well as the Judaic and Christian faith’s God make himself know as a compassionate God, it is proposed that each person, and the most of all Christian people, assumes the attitude of compassion as model to be followed by who has passion for life.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectRELIGIÃO - ASPECTOS FILOSÓFICOSpt_BR
dc.subjectTEOLOGIApt_BR
dc.subjectDEUSpt_BR
dc.subjectSOFRIMENTO - ASPECTOS RELIGIOSOSpt_BR
dc.titleDa apatia à compaixão: o sofrimento da criação e o sofrimento de Deus em Cristo segundo Jürgen Moltmannpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Teologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Teologiapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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