Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/5279
Tipo: masterThesis
Título: O reino de Deus e as vítimas da história: uma abordagem segundo a cristologia de Jon Sobrino
Autor(es): Zanini, Rogério Luiz
Orientador: Hammes, Érico João
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Teologia
Data de Publicação: 2012
Palavras-chave: RELIGIÃO
TEOLOGIA
CRISTOLOGIA
SOBRINO, JON - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
REINO DE DEUS
JESUS CRISTO
Resumo: Esta dissertação reflete sobre o tema O Reino de Deus e as vítimas da história na cristologia de Jon Sobrino. Buscamos averiguar a consistência da relação entre Reino de Deus e as vítimas da história. Para responder tal indagação, percorremos, através da análise biográfica, o pensamento teológico do Autor. Fizemos isso em três capítulos. No primeiro capítulo, a atenção volta-se para a matriz originária do pensamento sobriniano, com a preocupação central de compreender sua proposta teológica para superar a realidade de sofrimento das vítimas na história. No segundo capítulo, busca-se entender como esse teólogo enfoca a categoria Reino de Deus em sua teologia, e em que consiste a sua originalidade. No terceiro capítulo, procura-se apontar as implicações que o Reino de Deus exige na atuação junto às vítimas da história, bem como explicitar o grau de consistência existente entre o Reino de Deus e as vítimas.
This paper reflects about the theme: The Kingdom of God and the victims of history in the Christology of Jon Sobrino. We sought to verify the consistency of the relationship between the Kingdom of God and the victims of history. To answer this question we traveled, by biographical analysis, to the Author’s theological thought. We did this in three chapters. In the first chapter the attention turns to the matrix that originated the sobriniano thought, with the central concern of understanding its theological proposal to overcome the victims’ suffering reality in the history. The second chapter seeks to understand how this theologian focuses on the Kingdom of God’s category on his theology, and what is its originality. The third chapter seeks to point out the implications that the Kingdom of God demands in the work with the victims of history, as well as explain the degree of consistency between the Kingdom of God and the victims.
URI: http://hdl.handle.net/10923/5279
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