Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/5472
Type: masterThesis
Title: Fotografias de ensino: memória e representações imagéticas da educação pública na cidade de Torres/RS (1960-1980)
Author(s): Eberhardt, Camila
Advisor: Kern, Maria Lúcia Bastos
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em História
Issue Date: 2013
Keywords: EDUCAÇÃO - RIO GRANDE DO SUL - HISTÓRIA
TORRES (RS) - HISTÓRIA
FOTOGRAFIA (EDUCAÇÃO)
INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS
FOTOGRAFIA - COLEÇÕES
Abstract: A presente dissertação analisa os arquivos fotográficos escolares de três instituições de ensino públicas do Município de Torres/RS: o Instituto Estadual de Educação Marcílio Dias, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Justino Alberto Tietboehl e a Escola Estadual Governador Jorge Lacerda. O conjunto de imagens totaliza 446 fotografias que correspondem aos anos de 1960 a 1980. Objetiva-se, neste trabalho, identificar quais os usos e as funções e as representações que as fotografias possuem para as instituições de ensino, tendo em conta a forma como foram organizados ao longo destes anos. A partir disso, buscou-se a composição de séries desses arquivos fotográficos e a identificação das particularidades e semelhanças que permeiam os arquivos das três instituições escolares. Dentre elas, destaca-se a grande incidência de imagens na temática visual denominada “desfiles cívicos”. O estudo com as fotografias escolares permite a observação da continuidade e das mudanças dessas práticas no meio escolar e, assim, a constituição da história e da memória destas escolas.
La presente disertación realiza el análisis de archivos fotográficos de tres instituciones públicas de educación de la Municipalidad de Torres/RS: el Instituto Estatal de Educación Marcílio Dias; la Escuela Estatal de Enseñanza Primaria Profesor Justino Alberto Tietboehl y la Escuela Estatal Gobernador Jorge Lacerda. El conjunto de imágenes que son analizadas suman cuatrocientas cuarenta y seis fotografías que abarca desde los años 1960 hasta 1980. El objetivo de este trabajo es identificar cuáles son los usos y funciones que las fotografías poseen para las instituciones de enseñanza, teniendo en cuenta la forma en que se han organizado en los últimos años. A partir de esto, se busca la composición de series demostrando particularidades, con características similares, que permean los archivos de las tres instituciones escolares. En medio de ellas, se destaca al principio, la gran incidencia de imágenes en la temática visual “Desfiles Cívicos”. El estudio con las fotografías escolares permite, por lo tanto, la observación de las continuidades y de los cambios de esas prácticas en el medio escolar y por lo tanto, la formación de la historia y de la memória de estas escuelas. spa
URI: http://hdl.handle.net/10923/5472
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000450688-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo10,36 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.