Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/5550
Type: masterThesis
Title: (Re) construção de conhecimentos sobre cadeia alimentar: trabalhando a partir das ideias dos alunos na educação em jovens e adultos
Author(s): Lindenmeyer, Clarissa Martins
Advisor: Harres, João Batista Siqueira
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Issue Date: 2013
Keywords: EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO DE ADULTOS - APRENDIZAGEM
JOVENS - EDUCAÇÃO
CIÊNCIAS - ESTUDO E ENSINO
CADEIAS ALIMENTARES (ECOLOGIA)
Abstract: Esta pesquisa tem como foco a (re) construção de conhecimento na área de ciências por alunos do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública estadual localizada na região metropolitana de Porto Alegre. Procura averiguar como uma metodologia de ensino, denominada Unidade de Aprendizagem (UA) construída segundo as ideias iniciais dos alunos influencia na aprendizagem sobre Cadeia Alimentar. Os dados foram coletados a partir de um questionário de perfil socioeconômico, de um questionário inicial sobre conhecimentos prévios e de um questionário final para averiguar os processos de re)construção do conhecimento. Em uma abordagem predominantemente qualitativa, a análise dos dados foi realizada a partir da Análise Textual Discursiva. Os resultados mostram que ao longo da UA os sujeitos reconstruíram suas concepções sobre o tema cadeia alimentar, estabelecendo uma transição em direção a uma perspectiva mais complexa desde o conhecimento cotidiano para o conhecimento científico.
This research focused on the reconstruction of science knowledge for youth and adults of Porto Alegre area in a specific elementary public school. It is analyzed how a teaching methodology built according to the student’s initial ideas (Unit Learning approach) influences in learning about the Food Chain subject. Data were collected from a survey of socioeconomic profile, an initial questionnaire about previous knowledge and a final questionnaire to investigate the processes of reconstruction of knowledge. In a predominantly qualitative approach, data analysis was performed using Analysis Textual Discourse. The results show that throughout the UA approach students rebuilt their ideas on the food chain subject establishing a transition to a more complex view from everyday knowledge to scientific knowledge.
URI: http://hdl.handle.net/10923/5550
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000452180-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,23 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.