Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/5566
Tipo: masterThesis
Título: Interface literatura e linguística: uma abordagem possível para a telenovela brasileira
Autor(es): Schirmer, Ariane Borba Clos
Orientador: Ibaños, Ana Maria Tramunt
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2013
Palavras-chave: LINGUÍSTICA
LITERATURA
TELENOVELAS
INFERÊNCIA
Resumo: O presente trabalho nasce do amor pela linguagem, seja como ciência ou como arte: a literatura. Acrescenta-se a isso a vontade de compartilhar esse encantamento. Dentro disso, a telenovela Avenida Brasil, de João Emanuel Carneiro, aparece como um objeto interessante para a discussão da linguagem e suas formas. Das narrativas primordiais surge a telenovela, uma narração contemporânea, acessível – por sua linguagem coloquial – a todas as classes. Avenida Brasil traz ainda a literatura como personagem, pondo em cena livros clássicos como Dom Casmurro. Observando a proposta educativa dessa telenovela, buscou-se uma forma de olhar para o gênero sob diversos ângulos, mas de forma teórica. A Metateoria das Interfaces serve, então, como escopo para discussões, estas que abarcam temas como telenovela, crônica e a Teoria Inferencial das Implicaturas. Um caleidoscópio de sentidos, que traz para a discussão um gênero que merece mais atenção.
El presente trabajo nace del amor por el lenguaje, sea como ciencia o como arte: la literatura. Agregase a eso las ganas de compartir ese encantamiento. La telenovela Avenida Brasil, de João Emanuel Carneiro surge como un objeto interesante para el debate del lenguaje y sus manifestaciones. De las narrativas primordiales surge la telenovela, un relato contemporáneo accesible – por su lenguaje – a todas las clases sociales. Además de eso, Avenida Brasil trae como personaje la literatura, mostrando en la pantalla lecturas clásicas como DomCasmurro. Percibiendo la propuesta educativa de esa telenovela, se buscó una manera de mirar el género por distintos ángulos, pero considerando las teorías. La Metateoría de las Interfaces sirve, entonces, como fundamento para las discusiones, estas que abarcan temas como telenovela, postcolonialismo, crónica y Teoría Inferencial de las Implicaturas. Un caleidoscopio de sentidos que trae a la discusión un género que pide más atención. spa
URI: http://hdl.handle.net/10923/5566
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000452450-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo549,58 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.