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Tipo: masterThesis
Título: Investigação sobre as formas de preparação para o ingresso no ensino superior: uma educação na sombra ou uma sombra na educação?
Autor(es): Castro, Nádia Studzinski Estima de
Orientador: Castro, Marta Luz Sisson de
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Fecha de Publicación: 2013
Palabras clave: ENSINO - BRASIL
ENSINO MÉDIO
EDUCAÇÃO - QUALIDADE
APRENDIZAGEM
Resumen: This research aimed to build a panoramic vision of the market of explanations in the context of students of the last year of public and private high school students from the municipality of Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil. Using a questionnaire has been possible, to create a profile of students of the last stage of basic school and also their intentions about higher education and therefore their interpretations about the importance, or not, of the continuity of studies and also on ways of preparing to face the new stage, marked by the college entrance examinations. The instrument provided an overview of the activity of tutoring adopted by these students. Were asked to answer the questionnaire students from three different schools in Porto Alegre. The quantitative research was used as the central methodological approach, but the qualitative research was used too. Three scenery were constructed: first one about the student profile, the second about the student family and third one about their learning needs. This one adressed the shadow education, first moment about its operation during elementary education and after in high school. The last scenery analyzed the issues related with extracurricular activities and the preparation for the entrance exams to higher education. The questionnaire developed for this research was based on previous research on the same topic and elaborated by other researchers which made use of the same tool, but with their peculiarities about their countries: Paviot (In. Bray, 2009), Costa et al. (2009) and Mariucci (2012).About the topic “shadow education” the contribution is centered in the pioneering author Mark Bray (1999a, 1999b, 2003a, 2003b and 2009 ). The regard to the topic that analyze different global contexts this work was used: Costa et al. (2007, 2009 and 2012), Gomes (2010), Mariucci et al. (2012), Nascimento (2007) and Vasconcelos (2005). Bourdieu (1967, 1997, 1998 and 2011) were used as a reference for the debate on the topic related to cultural capital and also on the topic related to the new heirs. The analysis of all the material allowed the inference that the specific space-time shows to be done following the same trend with respect to global commodification of education. Where the preparation for facing the entrance examinations in higher education is directly related to the frequency in specific classes, performed beyond school. Finally, it is expected that this work will contribute to the advancement of the discussion about the processes of democratization of education. Believed to be a productive reading this reflection by policymakers, educators, education managers and everyone interested in reflecting on the current state of Brazilian education.
A presente pesquisa teve como objetivo central construir um panorama do mercado das explicações no contexto dos alunos finalizantes do Ensino Médio, da rede pública municipal, pública estadual e da rede privada do município de Porto Alegre, pertencente ao Estado do Rio Grande do Sul. A partir do uso da ferramenta questionário, foi possível elaborar, além do panorama das aulas particulares, dados sobre o perfil dos alunos concluintes da última etapa da escola básica e as suas intenções quanto à continuação dos estudos a nível de Educação Superior e, por conseguinte, as suas interpretações sobre a importância, ou não, da continuidade dos estudos e, também, sobre as formas de preparação para o enfrentamento desta nova etapa, marcada pelos vestibulares. Foram convidados a responder o questionário alunos de três diferentes escolas do município de Porto Alegre, escolhidas a partir do critério de maior número de alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio, por respectiva dependência administrativa. Utilizou-se de forma central uma abordagem de pesquisa quantitativa, complementada por uma abordagem qualitativa, para a possibilidade de construção de três panoramas. Primeiro, um dedicado ao aluno; um segundo, sobre a família e um terceiro panorama, o das aprendizagens. Este último abordou as aulas particulares em dois contextos, primeiro no Ensino Fundamental e em segundo no Ensino Médio. O último dos panoramas analisou, também, questões relacionadas com atividades extracurriculares, com a intenção de continuar os estudos no Ensino Superior e a preparação para o exames de admissão. O questionário elaborado para esta investigação teve como base pesquisas anteriores sobre o mesmo tema, as quais fizeram uso da mesma ferramenta, mas com as suas peculiaridades: Paviot (In. Bray, 2009), Costa et al. (2009) e Mariucci (2012).Em relação ao tema “educação na sombra” a pesquisa tem o seu aporte teórico no autor pioneiro no assunto Bray (1999a, 1999b, 2003a, 2003b e 2009). Com relação ao tema educação na sombra, mas com relação às análises de diferentes contextos, temos outros autores de extrema importância para a construção deste trabalho: Costa et al. (2007, 2009 e 2012), Gomes(2010), Mariucci et al. (2012), Nascimento (2007) e Vasconcelos (2005). Sobre a questão a ser debatida referente ao capital cultural e aos novos herdeiros, algumas reflexões de Bourdieu (1967, 1997, 1998 e 2011) foram utilizadas. A análise de todo o material permitiu a inferência de que o recorte espaço-temporal feito demonstra estar seguindo a mesma tendência mundial com relação a mercantilização da educação. Onde a preparação para o enfrentamento dos exames de ingresso no Ensino Superior está diretamente relacionado com a frequência em aulas específicas, realizadas além do espaço escolar. Por fim, espera-se que este trabalho contribua para o avanço da discussão sobre os processos de democratização da educação. Acredita-se ser produtiva a leitura desta reflexão por formuladores de políticas, educadores, gestores da educação e todos interessados em refletir sobre a atual situação da educação brasileira.
URI: http://hdl.handle.net/10923/5613
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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