Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/5643
Tipo: masterThesis
Título: Mapeamento dos níveis de poluição atmosférica em torno de escolas públicas da cidade de Porto Alegre
Autor(es): Eidt, Carina Saraiva
Orientador: Mattiello, Rita
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança
Data de Publicação: 2013
Palavras-chave: POLUIÇÃO DO AR
POLUENTES - ANÁLISE
QUALIDADE AMBIENTAL
CRIANÇAS - SAÚDE PÚBLICA
Resumo: Objective : To describe the levels of pollution in of public schools from the city of Porto Alegre, as well as to estimate the behavior of the different methodologies used to evaluate the concentration of pollutants. Methods : We measured the levels of pollutants that students are exposed in public schools from Porto Alegre. The distance from schools and homes to the avenue of higher vehicle traffic was estimated, and the levels of particulate matter of 2. 5μm (MP2. 5) in the microenvironments of the schools were measured, both at selected and moving points. Results : Nine public schools of Porto Alegre were included and a total of 196 students. Thirty three percent of schools were within 400 meters of distance to a big avenue, a distance considered risky; the number of students living within 400 meters to a big avenue was 96 (49%). Eighty two students (42%) were exposed to MP2. 5 levels above 25 mcg / m³, considered risky to health, during their pathway from home to school; at the indoor environment, 29 students (15%) and 53 students to outdoor environment (27%). The agreement between the methods used at the most polluted places Kappa values ranged from -0. 443 (measured indoor) to 0. 422 (measured outdoor).Conclusion : This study indicates that a significant number of schools in the city of Porto Alegre and students’ residencies are located in places with air pollution levels considered risky to health according to the World Health Organization and the level of agreement between the methods used for pollution evaluation, were lower than expected.
Objetivo : descrever os níveis de poluição atmosférica no ambiente de escolas públicas da cidade de Porto Alegre, assim como avaliar o comportamento das diferentes metodologias utilizadas para avaliação da concentração de poluentes.Métodos : Foram aferidos os níveis de poluentes ao quais estão expostos os alunos das escolas públicas de Porto Alegre. Foram utilizados os dados das distâncias das escolas e das residências dos escolares com a avenida de maior tráfego de veículos mais próxima; e ainda avaliaram-se os níveis de material particulado 2. 5μm (MP2. 5) nos microambientes das escolas com avaliações em movimento e avaliações pontuais. Resultados : Foram incluídas nove escolas da rede pública de Porto Alegre e um total de 196 alunos. A distância máxima de 400 metros, considerada de risco, entre avenida e escola teve um total 33% e entre avenida e residência um total de 96 alunos (49%). Os níveis de MP2. 5 acima de 25μg/m³, considerado risco para saúde, são 82 alunos para as rotas de pesquisa (42%), 29 alunos para ambiente indoor (15%) e 53 alunos para ambiente outdoor(27%). As concordâncias entre os métodos utilizados quanto aos locais mais poluídos os valores de Kappa oscilaram de -0,443 (medida indoor) a 0,422 (medida outdoor)Conclusão : O presente estudo indica que um número expressivo de escolas do município de Porto Alegre e de escolares reside em locais com os níveis de poluição atmosférica considerados de risco para saúde segundo a Organização Mundial da Saúde e que a concordância entre os métodos de avaliação da poluição utilizados tiveram valores inferiores ao esperado.
URI: http://hdl.handle.net/10923/5643
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000453650-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo917,75 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.