Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/5648
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHaussen, Doris Fagundesen_US
dc.contributor.authorCanatta, Fábioen_US
dc.date.accessioned2014-02-27T02:00:58Z-
dc.date.available2014-02-27T02:00:58Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/5648-
dc.description.abstractEsta dissertação tem como tema a experiência da segunda tela, ou seja, o hábito da audiência de assistir televisão conectada à internet numa navegação orientada pelo conteúdo da TV. O objetivo geral é analisar se a prática da segunda tela reforça o valor da grade, do fluxo televisivo, da programação ao vivo e, principalmente, do laço social entre os telespectadores. Adotados como objeto de pesquisa, os assuntos mais comentados do Twitter durante o horário nobre da televisão integram o corpus deste estudo. O material foi explorado a partir da análise de conteúdo sistematizada por Bardin (1977). Na fundamentação teórica deste trabalho, foram utilizados, entre outros, os conceitos de Wolton (1996), Fechine (2008), Cannito (2010), Jenkins (2008), Castells (2009), Bolaño (2007), Recuero (2009) e Proulx e Shepatin (2012). Conclui-se que a segunda tela oferece uma experiência mais complexa à audiência, intensifica o laço social – que deixa de ser invisível e silencioso – e reforça o valor da grade de programação.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation has as its theme the second screen experience, i. e. the audience’s habit of watching television connected to the internet in a navigation oriented by the TV content. The overall objective is to analyze whether the practice of second screen reinforces the value of the schedule, the TV stream, the live programming, and especially the social bond among viewers. Twitter’s trend topics during television prime time were adopted as the research object and integrate the corpus of this study. The material was explored based on the content analysis systematized by Bardin (1977). The theoretical framework has concepts of Wolton (1996), Fechine (2008), Cannito (2010), Jenkins (2008), Castells (2009), Bolaño (2007), Recuero (2009) and Prouxl and Shepatin (2012), among others. It was concluded that second screen offers the audience a more complex experience, intensifies the social bond – which becomes no longer invisible and silent – and reinforces the value of the broadcast programming.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.subjectTELEVISÃO - ASPECTOS SOCIAISpt_BR
dc.subjectTWITTERpt_BR
dc.subjectINTERATIVIDADEpt_BR
dc.subjectINTERAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.titleTv e segunda tela: uma análise do horário nobre no Twitterpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000453962-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo2,13 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.