Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/5656
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dc.contributor.advisorParedes, Marçal de Menezesen_US
dc.contributor.authorWeber, Priscila Mariaen_US
dc.date.accessioned2014-03-08T02:01:31Z-
dc.date.available2014-03-08T02:01:31Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/5656-
dc.description.abstractThe present research aims to analyze the descriptions related to african queen Ginga in the book "História Geral da Guerras Angolanas", writen in Luanda in the year 1681 by the portuguese soldier António de Oliveira de Cadornega. To do so, we contextualize the writing of the work noting how the author embarks towards Africa, his stabilization with raised titles and positions in the forty years he stayed in Angola, which resulted the motes that generated the work. After this step, were observed ambiguities in the text of Oliveira de Cadornega regarding the Ginga character, like adjectives that characterize the queen, sometimes semantically indeterminate, or the use of dialogies between Kimbundo and Portuguese languages. Orchestrating these elements give meaning to such work, support the author's goals or his stay in Africa. The last chapter of this analytical work is a historiographical debate, which observes the work HGGA as a documentary source. Thus, we question the use of the adjectives that characterize the Queen Ginga from the work of Cadornega in studies of Brazilian historiography.en_US
dc.description.abstractEsse trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar as descrições relacionadas à rainha africana Ginga na obra “História Geral das Guerras Angolanas”, escrita em Luanda no ano de 1681, pelo militar português António de Oliveira de Cadornega. Para tanto, contextualizamos a escrita da obra observando o modo como o autor embarca rumo à África, sua estabilização com os cargos e títulos angariados nos quarenta anos de estada em Angola, que resultaram nos motes para a escritura da mesma. Após essa etapa, foi possível observar as ambiguidades presentes no texto de Oliveira de Cadornega referentes à personagem Ginga, como as adjetivações que caracterizam a rainha, por vezes indeterminadas semanticamente, ou ainda a utilização de dialogias entre as línguas kimbundo e portuguesa. O orquestrar desses elementos textuais conferem um sentido a referida obra, corroborando os objetivos do autor, ou o permanecer na África. A última etapa analítica deste trabalho consiste em um debate historiográfico, que prima por observar o emprego da HGGA enquanto fonte documental. Com isso, problematizamos o uso das adjetivações que caracterizam a rainha Ginga e são advindas da obra de Cadornega em estudos que compõem a historiografia brasileira.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectHISTÓRIApt_BR
dc.subjectHISTORIOGRAFIA - BRASILpt_BR
dc.subjectANGOLA - HISTÓRIApt_BR
dc.subjectCADORNEGA, ANTÔNIO DE OLIVEIRA - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpt_BR
dc.title“Aquela belicosa raynha com valor costumaz”: as ambiguidades de Ginga na obra “história geral das guerras angolanas” de Oliveira de Cadornega e seus usos na historiografia brasileirapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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