Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/5672
Tipo: masterThesis
Título: Subjetividade docente: identidade e trajetória do ser professor
Autor(es): Cardoso, Shirley Sheila
Orientador: Stobäus, Claus Dieter
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Data de Publicação: 2014
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
SUBJETIVIDADE
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
TRABALHO - ASPECTOS PSICOLÓGICOS
Resumo: The theme of this research is teaching subjectivity. We attempted to identify, in the path of personal and professional lives of teachers, through their reports, the constituent elements of teaching and how they consider that these elements interfere with their professional choices. It is considered that there is a close relationship between personal and professional life of the teacher, how he constructs his subjectivity, takes his professional career on or incorporates it, thus, we tried to make explicit what difference this subject produces on himself, once conscious and reflective about his teacher identity. We also tried to establish links to identify interfaces with the educational welfare and educational unease in current personal and professional performance. This research theoretic referential founds itself on the Marist pedagogical framework as well as authors like Nóvoa, Josso, Jesus, Esteve, Huberman, Mosquera, Stobäus and Gonzalez Rey. The research is a quantitative and qualitative study conducted with 73 teachers from Marist School of Rosario, Porto Alegre, using the instrument for assessment of variables that are indicators of educational welfare and educational unease, analyzed with descriptive and inferential statistics and semistructured interviews of Jesus and the technique of content analysis of Bardin, supplemented with elements of Institutional Assessment and Marist Network Evaluation System (SIMA). The results point to a training path that considers the entirety of the profession. In the quantitative approach, factors as educational welfare and identification with the profession were revealed, pointing good results in the variables: professional project, professional commitment and intrinsic motivation, what means, they recognize themselves in this profession they wish to stay in it and they feel motivated for the pedagogical work. In the qualitative part it was identified that there is an inseparability between personal and professional life of the teacher, because their choices show their beliefs and the learning which they have built; being recognized in the profession is a determinant factor for them which makes them feel fit for the performance of their functions and that the institution where they work builds the professional they are as well as the professional they want to be. It was revealed that the feeling of belonging to this place creates identity and alterity to these professionals of education. On the concluding remarks we emphasize the need for continuing education that takes into account the personal and professional elements in an institution that guarantees and offers space for hospitality, innovation and maintenance of Marist ideals.
Esta pesquisa tem como tema a subjetividade docente. Buscou-se identificar, na trajetória de vida pessoal e profissional dos professores, através dos seus relatos, os elementos constituintes da docência e como consideram que os mesmos interferem nas suas escolhas profissionais. Considera-se que há uma estreita relação da vida pessoal e profissional do docente, de como ele constrói sua subjetividade, assume ou incorpora a sua trajetória profissional, assim, procurou-se explicitar qual a diferença que esse sujeito produz em si, uma vez consciente e reflexivo de sua identidade docente. Buscou-se também estabelecer relações de modo a identificar interfaces com o bem-estar e o mal-estar docente na atuação pessoal e profissional atual. O Referencial Teórico embasou-se no referencial pedagógico Marista e em autores como Nóvoa, Josso, Jesus, Esteve, Huberman, Mosquera, Stobäus, Gonzalez Rey.A pesquisa é um estudo quanti-qualitativo realizada com 73 professores do Colégio Marista Rosário, de Porto Alegre, com uso do Instrumento para Avaliação das variáveis que constituem indicadores do bem/mal-estar docente, de Jesus, analisado com Estatística Descritiva e Inferencial e entrevista semiestruturada, analisada pela Técnica de Análise de Conteúdo de Bardin, complementada com elementos da Avaliação Institucional da Rede e o Sistema Marista de Avaliação (SIMA). Os resultados apontam para um percurso formativo que considere a integralidade da profissão. Na abordagem quantitativa, evidenciou-se fatores de bem-estar docente e identificação com a profissão, apontando bons resultados nas variáveis: projeto profissional, empenho profissional e motivação intrínseca, ou seja, se reconhecem nessa profissão, desejam permanecer nela e sentem-se motivados para o trabalho pedagógico. Na parte qualitativa identificou-se: que há uma indissociabilidade entre a vida pessoal e profissional do professor, pois suas opções falam de suas crenças e de suas aprendizagens construídas; que ser reconhecido na profissão é fator determinante para o professor sentir-se apto para o desempenho da sua função; que o lugar-instituição que ele trabalha constrói o profissional que ele é e que deseja ser e que sentir-se pertencente a esse lugar cria identidade e alteridade a esse profissional. Nos comentários finais ressalta-se a necessidade de uma formação continuada, que leve em conta os elementos pessoais e profissionais, em uma Instituição que garanta e oportunize espaço para acolhida, inovação e manutenção dos ideais Maristas.
URI: http://hdl.handle.net/10923/5672
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