Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/5790
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBavaresco, Agemiren_US
dc.contributor.authorGoulart, Fabioen_US
dc.date.accessioned2014-04-30T02:02:13Z-
dc.date.available2014-04-30T02:02:13Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/5790-
dc.description.abstractThis dissertation has the general objective analyze how the process of alienation and reification happens from the cultural industry and internet, considering and presenting the respective differences and similarities. As specific objectives firstly will be presents the philosophical concepts of alienation and reification, secondly will be analyzed and traced the differences between the mass communication, cultural industry and internet. Thirdly will be presented the Kantian concept of enlightenment as antonym of alienation and reification studied here, after that, this investigation progresses to specific alienation strategies and democratization of the mass communication. Finally, will be realized the reflection regarding three scopes that bring us different ways to evaluate whether cultural industry and internet are clarifying or alienating the masses. Evidently this is a thematic dissertation that passes by several authors and texts, mainly on the internet are cited several extreme contemporary authors, but as a fundamental core have the following books: Dialectic of Enlightenment by Theodor Adorno and Max Horkheimer published in 1947, What is cultural industry by Teixeira Coelho published in 1980 and Critical Theory Cultural Industry by Rodrigo Duarte published in 2003.en_US
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo geral analisar como ocorrem os processos de alienação e reificação a partir da indústria cultural e da internet, considerando e apresentando as respectivas diferenças e similitudes. Como objetivos específicos em primeiro lugar serão apresentados os conceitos filosóficos de alienação e reificação, em segundo lugar será analisado e traçado as diferenças entre meios de comunicação de massa, indústria cultural e internet. Em terceiro lugar será apresentado o conceito kantiano de esclarecimento como antônimo da alienação e reificação aqui estudadas, depois esta investigação progride para estratégias específicas de alienação como o gatekeeping e as restrições à democratização dos meios de comunicação de massa. Por fim, será feita a reflexão acerca de três escopos que nos trazem maneiras distintas para avaliarmos se a indústria cultural e a internet estão esclarecendo ou alienando as massas. Evidentemente esta é uma dissertação temática que passa por diversos autores e textos, principalmente referente à internet diversos autores de extrema contemporaneidade são citados, porém como núcleo fundamental temos os seguintes livros: Dialética do Esclarecimento de Theodor Adorno e Max Horkheimeir publicado em 1947, O que é Indústria Cultural de Teixeira Coelho publicado em 1980 e Teoria Crítica da Indústria Cultural de Rodrigo Duarte publicado em 2003.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectFILOSOFIApt_BR
dc.subjectALIENAÇÃOpt_BR
dc.subjectINDÚSTRIA CULTURALpt_BR
dc.subjectINTERNET - ASPECTOS FILOSÓFICOSpt_BR
dc.subjectMEIOS DE COMUNICAÇÃOpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO DE MASSApt_BR
dc.titleAlienação e reificação na indústria cultural e internetpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000457488-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,56 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.