Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/5886
Tipo: doctoralThesis
Título: A programação informativa de rádio sob as lógicas da cultura da velocidade, da noção de fluxo e da múltipla temporalidade
Autor(es): Mello, Veridiana Pivetta de
Orientador: Haussen, Doris Fagundes
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Fecha de Publicación: 2014
Palabras clave: COMUNICAÇÃO SOCIAL
RÁDIO - PROGRAMAÇÃO
INDÚSTRIA CULTURAL
JORNALISMO
COMUNICAÇÃO
Resumen: Este estudo centrou-se na análise da programação informativa das emissoras CBN (São Paulo), Gaúcha (Porto Alegre) e Gazeta (Santa Cruz do Sul). O problema de pesquisa buscou entender como as rádios definem suas programações informativas, tendo em vista três conceitos fundamentais: a cultura da velocidade; a noção de fluxo contínuo; e a múltipla temporalidade. O objetivo geral deste estudo foi analisar estes fenômenos na definição da programação informativa de rádio, na atualidade. Foram dois os objetivos específicos da presente pesquisa. Primeiro, realizar um estudo da programação informativa nas três emissoras de rádio, buscando definir os elementos que as caracterizam. A pesquisa visou ainda verificar a influência das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na programação das emissoras. Para compreender a programação informativa no contexto do capitalismo globalizante e o rádio como indústria cultural, optou-se por estudar a Economia Política da Comunicação como perspectiva teórica, pois a EPC dá ênfase às forças fundamentais do mercado e dos processos de trabalho, a partir de uma abordagem crítica da sociedade capitalista.As estratégias metodológicas utilizadas para investigar os processos de funcionamento das empresas radiofônicas foram três. Através da observação das rotinas de produção, dentro das redações. E ainda, de maneira articulada, utilizou-se de entrevistas abertas e audição sistematizada das programações das emissoras. As considerações finais conduziram para uma convergência destes fenômenos no sentido de caracterizar as rádios estudadas.
This study focused on the analysis of informative programming from the radio stations CBN (São Paulo), Gaúcha (Porto Alegre) and Gazeta (Santa Cruz do Sul). The problem of the research, therefore, was to understand how the broadcasters define their informative programming, in view of three fundamental concepts: the immediacy culture; the concept of continuous flow; and the multiple temporality. The general objective of this study was to analyze these phenomena in the definition of informative radio programming, currently. There were two specific objectives in this research. First, conduct a study of informational programming in the three radio stations, trying to define the elements that characterize them. The research also aimed to verify the influence of Information and Communication Technologies (ICTs) in the broadcasters programming.To understand the informational programming in the context of the globalizing capitalism and the radio as a cultural industry, we chose to study the Political Economy of Communication as a theoretical perspective, by considering it the most appropriate to account for the research problem, because the PEC emphasizes the fundamental forces of the market and work processes, from a critical approach of capitalist society. The methodological strategies used to investigate radio companies’ operation processes were three. Through observation of production routines within newsrooms. And yet, in an articulated manner, we used opened interviews and programming hearings of broadcasters to know how to define the schedule for the same. The final considerations conducted to a convergence of these phenomena in order to characterize the studied radios.
URI: http://hdl.handle.net/10923/5886
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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