Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/5988
Tipo: masterThesis
Título: A comunicação em rede no ambiente interno organizacional: estudo do informativo Em Casa, da Embrapa Suínos e Aves
Autor(es): Pereira, Monalisa Leal
Orientador: Moura, Cláudia Peixoto de
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Data de Publicação: 2014
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO
COMUNICAÇÃO NA EMPRESA
REDES SOCIAIS
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Resumo: A Sociedade em Rede cada vez mais se reflete no ambiente organizacional interno, onde o fazer e o pensar a comunicação se modificam e aderem às novas perspectivas. Uma das práticas mais utilizadas pelas organizações é o informativo interno, com grande potencial de circulação de notícias e de interação em rede. No presente trabalho escolhemos como objeto de estudo o informativo Em Casa, editado há 24 anos pela Embrapa Suínos e Aves, voltado para o público interno, para analisar sua principal modificação: a passagem de impresso para digital. Nesse contexto analisamos sua história, identificamos sua política editorial, relacionamos sua utilização ao ambiente organizacional e verificamos a opinião do público leitor. Ao compreender essa alteração, pretendemos verificar se o Em Casa pode ser mais interativo, considerando a tendência desta sociedade em rede que se apresenta. Para isso, utilizamos o método de Estudo de Caso, de Robert Yin (2010), incluindo as técnicas de pesquisa documental, entrevistas, pesquisa de opinião e análise de conteúdo, de Bardin (2011). A evolução do Em Casa mostrou o amadurecimento de um veículo institucional, com uma linha editorial voltada às pessoas e ao ambiente organizacional, com perspectivas de melhorar sua interação e se tornar um espaço de comunicação interna em rede.
The network society has become each day more strongly present inside the organizational environment, where the way to make communication happen is being modified and become open to new perspectives. One of the most used way to communicate is through the internal information, with its great news spreading potential and networking. In the present work it was chosen to study the home information, which has been edited 24 years ago by Embrapa pigs and poultry, focused to the internal public to analyze its main change: the transition from printing to the digital way. On this context, the research has analyzed its history, identified the editorial politics, related its usage to the organizational environment and it was possible to verify the readers’ opinion. Once the changes are understood, it is intended to check if the home information may be more effective, considering the tendencies that the network society presents. In order to get the results, the method to get to it was a study of Robert Yin case (2010), including the documental technique of researching, interviews, surveys Bardin subject analysis (2011). The home information evolution showed a maturation of an institutional vehicle with an editorial line focused to people and the organizational environment and perspectives to improve interaction and become an internal networking space of communication.
URI: http://hdl.handle.net/10923/5988
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000458611-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo18,24 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.