Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/6677
Tipo: masterThesis
Título: Paradigmas e tensões de campanhas eleitorais: relação entre candidatos e profissionais do marketing
Autor(es): Faillace, Ruiz Renato Zago
Orientador: Hohlfeldt, Antônio Carlos
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Fecha de Publicación: 2014
Palabras clave: COMUNICAÇÃO SOCIAL
CAMPANHA ELEITORAL
MARKETING POLÍTICO
COMUNICAÇÃO E POLÍTICA
PROPAGANDA POLÍTICA
Resumen: Esta pesquisa tem o objetivo de entender e relatar um aspecto da convergência entre comunicação e política a partir de um recorte específico: as relações que se estabelecem entre os profissionais do marketing político e os candidatos que estes assessoram durante uma campanha eleitoral, ou mesmo fora deste período. A profissionalização das campanhas realizadas via televisão e rádio, através do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE), determinou a importância desse personagem, que elabora as estratégias usadas para o convencimento dos eleitores. O chamado marqueteiro é, hoje, figura-chave em tempos de uma política cada vez mais midiatizada, em que há a necessidade de captar a audiência do espectador/eleitor e, ao mesmo tempo, transmitir, de forma acessível, o discurso do candidato. A partir de pesquisa bibliográfica, de um relato das vivências do pesquisador, e de depoimentos de alguns destes profissionais, busca-se analisar como atuam os marqueteiros, suas opções para a estratégia de comunicação adotada e, sobretudo, suas relações intensas com os candidatos. Uma espécie de disputa interna de forças, que pode, inclusive, influenciar o resultado de uma eleição.
The purpose of this study is to understand and discuss an aspect related to the convergence of advertising and politics based on a specific cutout: the relationships established between political marketing practitioners and the candidates they assist during an electoral campaign or even outside such a period. The professionalization of TV and radio campaigns aired during the Free Political Campaign Hour (HGPE, in Portuguese) has cemented the importance of these characters who devise the strategies used to convince the voters. Today, marketing executives are key figures in a time when politics has become increasingly more media-intensive and there is the need to capture the spectators'/voters' audience while accessibly conveying the candidate's message. Based on a review of the literature, an account of the researcher's experience, and testimonials by some of these practitioners, this study is going to analyze how marketing executives operate, their options for the advertising strategy used, and above all, their close relationships with candidates. A sort of internal power play that may even influence an election's results.
URI: http://hdl.handle.net/10923/6677
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000459069-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo772,1 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.