Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/6895
Tipo: masterThesis
Título: Aprendizagem de estatística na EJA com tecnologia: uma sequência didática com base nos registros de representação semiótica
Autor(es): Lima, Reinaldo Feio
Orientador: Viali, Lorí
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Data de Publicação: 2014
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
APRENDIZAGEM
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
ESTATÍSTICA - ESTUDO E ENSINO
EDUCAÇÃO DE ADULTOS
SEMIÓTICA
Resumo: Esta pesquisa tem como um dos seus objetivos compreender as contribuições de uma sequência didática sobre representações tabular e gráfica com uso de tecnologias para a aprendizagem de Estatística na EJA. O propósito era responder à seguinte questão: “Que contribuições uma sequência didática, utilizando atividades com tecnologias, que contemplem leitura e interpretação de gráficos e tabelas no microcosmo da sala de aula de matemática, pode oferecer para a aprendizagem de Estatística na EJA?”. Nesse sentido, a metodologia dessa pesquisa foi desenvolvida nos moldes da Engenharia Didática da pesquisadora francesa Michèle Artigue (1995). Como referencial teórico adotou-se a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval (2003), bem como os estudos dos níveis de compreensão de leitura e interpretação de gráficos de Curcio (1989) e o de tabelas de Wainer (1995). A coleta de dados se deu por meio de notas de campo (diário do pesquisador), observações diretas, fotografias, gravações em áudio e vídeo de todas as aulas, registros produzidos pelos alunos ao longo das atividades, questionários e testes diagnósticos.Nossos sujeitos de pesquisa foram 15 alunos voluntários da 4ª Etapa (antiga 7ª e 8ª série) do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Tailândia/PA, que participaram das sessões, que ocorreram durante o horário normal de aulas sob autorização dos professores e da direção da escola. Em termos gerais, verificou-se que as atividades de leitura e interpretação de tabelas e gráficos realizados pelos alunos da EJA, possibilitaram a utilização e exploração de diferentes registros de representação semiótica, como a da linguagem natural, da numérica, do tratamento, da conversão e da coordenação entre os registros, além do aprimoramento de ler e interpretar dados. Conclui-se assim que o envolvimento dos alunos durante todas as etapas da investigação bem como o diálogo entre eles e deles com o professor foram aspectos determinantes para o sucesso da investigação e para a promoção da aprendizagem. Em suma, sem ter a pretensão de extrapolar os resultados apresentados para além do universo da pesquisa, uma vez que a amostra investigada foi pequena, acredita-se que o problema de pesquisa foi respondido, pois se constatou que a sequência didática mediada pela tecnologia, particularmente nesse caso a planilha, foi determinante para aprendizagem dos conteúdos de Estatística propostos e, consequentemente, para o sucesso do trabalho.
This research has as one of its objectives to understand the contributions of a didactic sequence of graphical and tabular representations with the use of technologies for learning Statistics in EJA. The purpose was to answer the following question: "What contributions a didactic sequence, using activities with technologies that include reading and interpreting graphs and tables in the microcosm of the mathematics classroom, can provide for learning Statistics in EJA?” In this sense, the methodology of this research was developed along the lines of the French Didactic Engineering researcher Michèle Artigue (1995). As a theoretical framework adopted the Representation Theory of Semiotics Records Duval (2003), as well as studies of the levels of reading comprehension and interpretation of graphs Curcio (1989) and Wainer (1995) tables. Data collection occurred through field notes (journal of the researcher), direct observations, photographs, audio recordings and video of all class, records produced by the students during the activities, questionnaires and diagnostic tests.Our study subjects were 15 volunteer students from Stage 4 (old 7th and 8th grade) elementary school in a public school in the municipality of Thailand / PA, who attended the sessions, which occurred during normal school hours with permission of faculty and from the school. In general, it was found that the activities of reading and interpreting tables and graphs performed by students of the EJA, allowed the use and exploitation of different registers of semiotic representation, such as natural language, numerical, treatment, conversion and coordination between records, besides the improvement of reading and interpreting data. It follows therefore that the involvement of students during all stages of research and dialogue among themselves and with their teacher were important determinants for the success of research and the promotion of learning. In short, without claiming to extrapolate the results beyond the research universe , since the study sample was small , it is believed that the research problem was answered because it was found that the instructional sequence mediated by technology particularly in this case the worksheet was crucial for learning the contents of Statistics proposed and consequently to job success.
URI: http://hdl.handle.net/10923/6895
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