Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/6933
Tipo: doctoralThesis
Título: Os Lebenshöhepunkte como ethos cristão em Hegel e Nietzsche a partir dos conceitos de "destino" e "amor"
Autor(es): Feiler, Adilson Felicio
Orientador: Bavaresco, Agemir
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Data de Publicação: 2014
Palavras-chave: FILOSOFIA
CRISTIANISMO
ÉTICA
HEGEL, GEORG WILHELM FRIEDRICH - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
NIETZSCHE, FRIEDRICH WILHELM - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
Resumo: Mediante os conceitos de Amor e Destino, apresentamos uma aproximação entre Hegel e Nietzsche, seguindo respectivamente O espírito do Cristianismo e seu destino e O Anticristo. O ponto de convergência desta aproximação é o ethos cristão, tendo como telos, nesta leitura do Romantismo Alemão, a abertura à plenitude vital Lebensfülle que atinge os seus pontos culminantes, Lebenshöhepunkte. Com esse conceito mostramos que o espírito do Cristianismo está ligado à prática de Jesus que inclui os aspectos normativos e orgânicos, pela crítica da moral e da lei e afirmação da ética cristã. É, pois, mediante uma aproximação de diferenças, marcadas pelo ser e não-ser, pelo apolíneo e o dionisíaco que atingimos, respectivamente, a reconciliação e o amor. Ambas as tendências teleológicas apontam para um modelo ético marcado pela abertura da vida, para a sua plenitude: Lebensfülle, e que está destinada, infinitamente, a atingir pontos culminantes: Lebenshöhepunkte.
Through the concepts of Love and Destiny, we present an approach between Hegel and Nietzsche, respectively in the following works: The spirit of Christianity and its fate and Antichrist. The focal point of this approach is the Christian ethos, which has as its telos, this reading of German romanticism, openness to the fullness of life: Lebensfülle, that reaches their high points: Lebenshöhepunkte. With this concept we present the Christianity linked to the Jesus’s practice that includes the normative and organic aspects, by criticism of moral and law and afirmation of the Christian ethics. It is therefore achieved through approximation of differences, marked by: being and non-being, the Apollonian and the Dionysian which respectively reached reconciliation and love. Both trends point to a teleological ethical model marked by the opening of life to its fullness: Lebensfülle, which is destined to reach infinitely high points: Lebenshöhepunkte.
URI: http://hdl.handle.net/10923/6933
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