Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/7077
Tipo: masterThesis
Título: Professora alfabetizadora: saberes docentes nos anos iniciais
Autor(es): Valle, Rosane de Camillis Dalla
Orientador: Vitória, Maria Inês Côrte
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2014
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
PEDAGOGIA
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
ALFABETIZAÇÃO
PRÁTICA DE ENSINO
Resumo: El objetivo de esta disertación es presentar los procesos involucrados en la producción de los saberes docentes de una maestra alfabetizadora de Años Iniciales y reflexionar sobre dos actividades implicadas en la actuación del docente alfabetizador: la actividad de enseñanza y la actividad de formación. Las consideraciones planteadas contribuyen a la comprensión de la docencia como un oficio complejo que exige tanto una preparación cuidadosa como singulares condiciones de ejercicio que demandan que el(la) maestro(a) alfabetizador(a) sea un(a) profesional en constante movimiento y que establezca relación entre su quehacer y la reflexión sobre él. Resaltamos el papel del(la) maestro(a) alfabetizador(a) atravesado por aspectos que dicen respecto a la relación entre: la enseñanza y la formación para la docencia; el conocimiento específico y el conocimiento pedagógico; las prácticas colectivas y las individuales. En este trabajo, se enfatizarán especialmente algunos aspectos relacionados con esas prácticas, como: reconocer cómo se ponen en práctica los saberes (re)construidos por los maestros alfabetizadores en el aula; identificar las características de un(a) maestro(a) alfabetizador(a); y, por último, analizar los saberes de los maestros alfabetizadores. Para eso, hicimos un relevamiento bibliográfico de teóricos reconocidos en el área que nos ocupa sobre concepciones de alfabetización y buscamos, por medio de entrevistas semiestructuradas aplicadas a docentes alfabetizadores, analizar y entender las cuestiones que guiaron nuestra investigación. spa
Nesta dissertação, objetiva-se apresentar os processos envolvidos na produção dos saberes docentes de uma professora alfabetizadora nos Anos Iniciais, assim como refletir acerca de duas atividades que estão enraizadas na atuação do docente alfabetizador: a atividade de ensino e a atividade de formação. As considerações tecidas contribuem para a compreensão da docência como um ofício complexo que exige tanto uma preparação cuidadosa, como singulares condições de exercício que demandam que o (a) professor (a) alfabetizador (a) seja um (a) profissional em constante movimento, estabelecendo relação entre o fazer e a reflexão sobre esse fazer. Destacamos o papel do (a) professor(a) alfabetizador(a) atravessado por aspectos que envolvem a relação entre: o ensino. e a formação para a docência; o conhecimento específico e o conhecimento pedagógico; as práticas coletivas e as individuais. Neste trabalho, dar-se-á especial ênfase a aspectos envolvidos nessas práticas tais como: reconhecer como são colocados em prática os saberes (re) construídos pelos professores alfabetizadores em sala de aula; identificar as características de um (a) professor (a) alfabetizador(a); e, por fim, analisar os saberes dos professores alfabetizadores. Para tanto, fizemos um levantamento bibliográfico de teóricos reconhecidos nesta área sobre concepções de alfabetização e buscamos, por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas a docentes alfabetizadores, analisar e entender as questões que nortearam tal pesquisa.
URI: http://hdl.handle.net/10923/7077
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000466399-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo710,93 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.