Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/7080
Tipo: masterThesis
Título: O programa de bolsa de iniciação à docência (PIBID) e a qualidade para a formação continuada de professores
Autor(es): Martelet, Michele
Orientador: Morosini, Marília Costa
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2015
Palavras-chave: EDUCAÇÃO - BRASIL
ENSINO SUPERIOR
EDUCAÇÃO - QUALIDADE
EDUCAÇÃO CONTINUADA
Resumo: The Institutional Program Initiation Grant to Teaching - PIBID was established as a possibility within the field of public policies for teacher training in order to support the initiation to teaching full undergraduate students of higher education institutions, aiming to improve the training of teachers, enhance the teaching and contribute to raising the standard of basic education quality. In light of these issues the dissertation aims to investigate the perception of supervising teachers on the quality for its Continuing Education from the experience with the PIBID of a IES Community in Santa Maria / RS, 2010-2012. The relevance of this research is in the reflexion about which elements are intrinsic or run through this program and contribute to the quality of Continuing Education of those involved. The proposed methodology has qualitative and quantitative approach, it characterized as a case study and a survey of exploratory and descriptive; his corpus consists of regulations and guidelines for PIBID, as a public policy, as well as the impressions collected from the supervising teachers on the proposed indicators to assess the quality of Continuing Education offered by the program from suggesting Isaia, Bolzan and Maciel (2012).Therefore, bibliographic and documentary research has been done, a questionnaire with questions to be evaluated in Likert scale, with assertions that set quality indicators in the area of Continuing Education and Professional Development. The interpretation of the data collected is based on the Textual Analysis Discourse, suggested by Moraes (2003). The theoretical framework is grounded by authors whose studies address issues related to PIBID, the Continuing Education and public policies, such as Cunha (2012), Fernandes and Cunha (2013), Garcia (1995), Imbernon (2010), Isaia and Bolzan (2007,2008), Izaia, Bolzan and Maciel (2012), Morosini (2006) among others. As a result we have, in practice, the PIBID seeks to establish relations with the educational context and the locus of Higher Education, in the pursuit of meeting the challenges and training needs of teachers. These perceptions rely on the validity of the quality indicators for Continuing teacher training regarding the PIBID and its relation to Continuing Education, between theory and teaching practice, Interactivity and institutional training aspects, research and diversity.
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID constitui-se como uma possibilidade dentro do campo das políticas públicas para a formação de professores com a finalidade de apoiar a iniciação à docência de estudantes de licenciatura plena das instituições de Educação Superior, visando aprimorar a formação dos docentes, valorizar o magistério e contribuir para a elevação do padrão de qualidade da Educação Básica. Tendo em vista essas questões a dissertação tem como objetivo investigar a percepção dos professores supervisores sobre a qualidade para a sua Formação Continuada, a partir da vivência junto ao PIBID de uma IES comunitária, em Santa Maria/RS, de 2010 a 2012. A relevância desta pesquisa está na reflexão sobre quais elementos estão intrínsecos ou perpassam este programa e contribuem para a qualidade da Formação Continuada dos envolvidos. A metodologia proposta tem enfoque quali-quantitativo, caracterizandose como um estudo de caso e uma pesquisa do tipo exploratório-descritiva; seu corpus é constituído por regulamentações e diretrizes para o PIBID, enquanto política pública, bem como pelas impressões coletadas junto aos professores supervisores sobre os indicadores propostos para avaliar a qualidade da Formação Continuada oferecida junto ao programa a partir do que sugere Isaia, Bolzan e Maciel(2012).Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, um questionário composto por perguntas a serem avaliadas em escala do tipo Likert, com assertivas que configuram indicadores de qualidade na área da Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional. A interpretação dos dados coletados fundamenta-se na Análise Textual Discursiva, sugerida por Moraes (2003). O referencial teórico é embasado por autores cujos estudos abordam temáticas relacionadas ao PIBID, à Formação Continuada e às políticas públicas, tais como Cunha(2012), Fernandes e Cunha(2013), Garcia (1995), Imbernón (2010), Isaia e Bolzan ( 2007, 2008), Izaia, Bolzan e Maciel (2012), Morosini ( 2006) dentre outros. Como resultados temos que, na prática, o PIBID busca estabelecer relações com o contexto educativo e no lócus do Ensino Superior, na busca pelo atendimento aos desafios e as necessidades formativas dos professores. Essas percepções apoiamse na validade dos indicadores de qualidade para a Formação Continuada de Professores no que tange o PIBID e sua relação com a Formação Continuada, entre a teoria e prática docente, a Interatividade e aspectos formativos institucionais, a pesquisa e a diversidade.
URI: http://hdl.handle.net/10923/7080
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