Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/7083
Tipo: masterThesis
Título: Mediação pedagógica em ambientes virtuais de aprendizagem
Autor(es): Rigo, Rosa Maria
Orientador: Vitória, Maria Inês Côrte
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2014
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
APRENDIZAGEM
MEDIAÇÃO
Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa com abordagem descritivo-exploratória cuja análise foi qualitativa, a partir de um estudo de caso, que abordou a mediação pedagógica em ambientes virtuais de aprendizagem. As análises e as reflexões partiram das obras de diversos autores que abordam a temática, buscando discutir aspectos relevantes da mediação pedagógica, associada às tecnologias nos procedimentos didáticos em ambientes virtuais de aprendizagem. Utilizamos como instrumento de pesquisa um questionário on-line, aplicado a 17 professores de escolas públicas que atuam com educação infantil e ensino fundamental de diversas regiões do Brasil e exterior. Tais professores foram localizados em duas listas oriundas de diferentes atividades de extensão e de formação continuada de professores realizadas antes desta dissertação. A problematização do objeto de estudo recai sobre: Que estratégias de mediação pedagógica on-line mais contribuem com os processos de ensino e de aprendizagem virtuais? As questões norteadoras estabelecidas para a investigação foram as seguintes: Quais são as práticas pedagógicas on-line que mais favorecem a mediação pedagógica no entendimento dos sujeitos pesquisados? Quais seriam os indicadores para a qualificação das práticas de mediação pedagógica on-line a partir dos achados da pesquisa?Como resultados desta pesquisa pode-se apontar que as estratégias de mediação pedagógica on-line que mais contribuem com os processos de ensino e aprendizagem virtuais são as mediações que incentivem a partilha de saberes, as mediações que contemplem interatividade, as mediações que contemplem atividades colaborativas, as que ofereçam feedback em curto espaço de tempo, as mediações que comtemplem condições para executar as atividades exigidas, bem como as que propiciem sentimento de pertença, ou seja, aquelas que possibilitam ao grupo partilhar/desenvolver pensamentos críticos/construtivos sobre o próprio saber, (re)equilibrando-se, ou seja, diferentes olhares para um mesmo problema, oportunizando novas construções e (re)construções. Esses resultados representam um cenário atual de novos contextos de aprendizagem que merecem ser avaliados e descritos em prol da melhoria contínua das práticas educativas e formação de professores na modalidade a distância.
This study presents a research with descriptive exploratory approach, which analysis was qualitative, from a study that approached the pedagogic mediation in virtual learning environments. The analysis and thoughts came from the various authors works that approach the theme, focusing in to discuss the relevant aspects of pedagogic mediation, associate to technologies on the didactics processes mediation in learning virtual environments. We used as searching instruments an online questionnaire, applied to 17 teachers of public schools which work with preschool and elementary school of different regions of Brazil and outside. Those teachers were located in two lists from different extension activities and continuous formation that happened before than this dissertation. The study object questioning was about: Which online pedagogic mediation strategies contribute more for the teaching and learning virtual processes? The guiding questions stablished to the investigation were the following: Which are the online pedagogic practices that benefit more the online pedagogic mediation on the searching subjects? Which are the indicators to the qualification of practice of online pedagogic mediation from what was found on the research?As results of this search we can point that the strategies of online pedagogic mediations that more contribute to the virtual teaching and learning processes are the mediation which incentive the sharing of knowledge, the mediations that include interactivity, the mediations that include collaborative activities, the ones that offered feedbacks in short period of time, the ones that include conditions for execution of required activities, also the ones that give the belong feeling, what means, those that are possible for the group share/develop critical/constructive thoughts about their own knowledge, (re)balancing, that is to say, different views to the same problem, offering new constructions and (re)constructions. Those results represent a current scenario of new contexts of learning that deserve to be evaluated and described in support of continuous improvement of the practices and teachers formation in the distance mode.
URI: http://hdl.handle.net/10923/7083
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