Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10923/7163
Type: doctoralThesis
Title: Por entre brenhas, picadas a foice, matas bravas: a produção poética em Mato Grosso no século XX e XXI
Author(s): Magalhaes, Epaminondas de Matos
Advisor: Amodeo, Maria Tereza
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Issue Date: 2014
Keywords: LITERATURA BRASILEIRA - HISTÓRIA E CRÍTICA
POESIAS BRASILEIRAS
MODERNISMO (LITERATURA)
Abstract: A produção poética em Mato Grosso, efetivamente, ganha visibilidade a partir dos primeiros decênios do século XX, quando no Brasil, desponta o modernismo na tentativa de romper com o passadismo literário. O que se tem da produção literária em Mato Grosso, em especial na poética, é que mesmo em pleno clima do modernismo, a literatura no Estado vive sob uma pluralidade de estéticas que convergem e se confrontam até meados do século XX, quando afloram as escolas literárias modernas. Contudo, mesmo com essa inserção, têm-se inúmeras estéticas que se coadunam com as produções literárias dos autores, corpus deste trabalho. Assim, esta pesquisa nasceu com duplo objetivo: verificar as estéticas que se relacionam na produção de Dom Aquino Correa, José de Mesquita, Silva Freire, Wlademir Dias Pino e Manoel de Barros, bem como verificar como o homem e a terra mato-grossenses são representados dentro da produção literária desses autores, analisando o intento regionalista e, em que medida, esse intento se lança ao universal.
The poetic production in Mato Grosso effectively gain visibility up to the first decades of the twentieth century, when in Brazil, emerges the modernism in an attempt to break with the literary passadismo. What we have in the literary production in Mato Grosso, especial in the poetry, is that even in full mood of modernism, the literature on the state lives under a variety of aesthetic that converges and clashes themselves until the mid-twentieth century, when emerges the modern schools of literature. However, even with this insertion, there are numerous aesthetics that fit into the literary productions of the authors, the corpus of this paper. Thus, this research was born with dual purpose: verify the aesthetic relation between the production of Don Aquino Correa, José de Mesquita, Silva Freire, Wlademir Dias Pino and Manoel de Barros, as well as see how the man and the territory of Mato Grosso are represented within the literary production of these authors, checking the regionalist intent and in what proportion this intent is launched in the universal.
URI: http://hdl.handle.net/10923/7163
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