Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/7164
Tipo: masterThesis
Título: O intertexto bíblico na literatura juvenil: As Crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis
Autor(es): Gonçalves, Sabrina Rosa
Orientador: Theobald, Pedro
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2015
Palavras-chave: LITERATURA JUVENIL - HISTÓRIA E CRÍTICA
<<AS>> CRÔNICAS DE NÁRNIA (OBRA LITERÁRIA) - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
BÍBLIA - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
INTERTEXTUALIDADE
Resumo: Most of the literary texts classified as juvenile literature by the publishers are similar to each other when it comes to structure. These narratives usually present myths, organized constructions that depict human cyclic trajectories, which show characters as role models. Considering, therefore, the need to identify these dialogues among mythical works, this paper analyzes the short stories “The magician’s nephew”, “The lion, the witch and the wardrobe” and “The last battle”, which compose The chronicles of Narnia, by C. S. Lewis and his biblical intertext as alternative for teenagers nowadays. Therefore, this research has three steps: the first one theorizes about intertext, based on studies of Julia Kristeva, Gérard Genette and Antoine Compagnon, and Bible as literature, from the point of view of Northrop Frye and Robert Alter; the second step, based on researches by Pierre Bourdieu, Roger Chartier and other experts in this area, ponders about the market of literary productions and brings an overview of The chronicles of Narnia, by Clive Staples Lewis, and the Bible; the third moment refers to the analysis of the intertext, considering that both have mythic structures, and to the validity of the works in question as role model for today's readers.
A maior parte das obras literárias catalogadas como literatura juvenil, pelo mercado editorial, se assemelha quanto à estrutura. Essas narrativas apresentam mitos, construções organizadas que retratam trajetórias cíclicas humanas, as quais evidenciam modelos a serem seguidos. Considerando, assim, a necessidade de identificação desses diálogos entre obras míticas, esta pesquisa analisa os contos “O sobrinho do mago”, “O leão, a feiticeira e o guarda-roupa” e “A última batalha”, os quais compõem As crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis, e seu intertexto bíblico como alternativa para os jovens de hoje. Assim, esta pesquisa se desdobra em três momentos: o primeiro teoriza sobre intertexto, com base nos estudos de Julia Kristeva, de Gérard Genette e de Antoine Compagnon, e Bíblia enquanto literatura, sob o ponto de vista de Northrop Frye e Robert Alter; o segundo, fundamentado em pesquisas de Pierre Bourdieu, Roger Chartier e de outros estudiosos dessa área faz considerações sobre o mercado de produções literárias e traz uma perspectiva geral de As crônicas de Nárnia, de Clive Staples Lewis, e da Bíblia; o terceiro momento se refere à análise do intertexto, considerando que as duas possuem estruturas míticas, e à validade das obras em questão como modelo para os leitores de hoje.
URI: http://hdl.handle.net/10923/7164
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000466896-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo934,5 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.