Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/7190
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRocha, Kátia Bones
dc.contributor.authorEw, Raquel de Andrade Souza
dc.date.accessioned2015-04-30T14:06:47Z-
dc.date.available2015-04-30T14:06:47Z-
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/7190-
dc.description.abstractThis study has as central theme the investigation on how self narratives are built among teenagers. The goal is to understand and to analyze how teens build narratives about themselves linked with consumption practices, by analyzing the different positions of the self, and the use of social media. In this context, this research analyzes the factors that traverse and which become important tools in configuring the self narratives in teenagers. We deal with three important social discourse articulators which favor the assumption, relationship, and creation of the self narratives, namely: consumption, narratives dialogicity, and social media access. Therefore, we divided this research into three empirical studies, which constitute the body of this paper. The first study focuses on the self narratives development following the logic of consumption. In this study, there is a reflection about the construction of the self narratives from the composition and access to cultural elements valued as aspects to be developed and acquired. The second study addresses how these self narratives constitute a dynamic and dialogical way to create dialogues between I – Others, gaining hierarchy space and values, from contradiction, movement, and context. Finally, in the third study, we perceive how teenagers use social media, through Facebook, in the process of building of the self in virtual space. Analysis is based on a material extract, gathered by accessing the self narratives in virtual context, examining dialogicity and issues related to tension between author and audience. The studies have a qualitative nature, and their data collection was carried out using interviews with a perspective of approaching the teenagers, through virtual ethnography, for the study on Facebook.en_US
dc.description.abstractA presente dissertação de mestrado tem por tema a investigação da construção das narrativas de si em adolescentes. O objetivo é conhecer e analisar como os adolescentes constroem narrativas de si articuladas com práticas de consumo, a partir da análise das diferentes posições de eu e do uso de mídias sociais. Neste contexto nossa investigação recai na análise dos fatores que atravessam e passam a constituir-se como importantes operadores na configuração das narrativas de si em adolescentes. Tratamos então de três importantes articuladores de discursos sociais que favorecem a apropriação, relação e criação de narrativas de si, sendo eles: o consumo, a dialogicidade das narrativas e o acesso às mídias sociais. Para tanto a abordagem desta pesquisa se desdobrou em três estudos empíricos que constituem o corpo desta dissertação. O primeiro estudo aborda a construção das narrativas de si seguindo a lógica do consumo. Neste estudo há uma reflexão sobre a construção de narrativas de si a partir da composição e do acesso a elementos culturais valorizados como aspectos a serem desenvolvidos e adquiridos. O segundo estudo aborda como estas narrativas de si se constituem de forma dinâmica e dialógica ao criar diálogos entre Eu – Outro, ganhando espaços de hierarquização e valores, a partir da contradição, do movimento e da contextualização. Por fim, no terceiro estudo vemos como os adolescentes utilizam as mídias sociais, através da ferramenta do facebook, no processo de construção de narrativas de si dentro do espaço virtual.A análise neste estudo parte de um recorte material ao acessar às narrativas de si no contexto virtual observando a dialogicidade e questões relativas ao tensionamento entre autor e audiência. Os estudos foram de cunho qualitativo cuja coleta de dados foi realizada através de entrevistas e também com uma perspectiva de aproximação, através da etnografia virtual, para o estudo sobre o facebook.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectPSICOLOGIA DO ADOLESCENTEpt_BR
dc.subjectDIALOGISMOpt_BR
dc.subjectMÍDIA SOCIALpt_BR
dc.subjectCONSUMOpt_BR
dc.titleO adolescente pelo adolescente: a dialogicidade das narrativas de si articuladas à lógica de consumo e às mídias sociaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000467238-Texto+Parcial-0.pdfTexto Parcial229,04 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.