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dc.contributor.advisorPerin, Marcelo Gattermann
dc.contributor.authorUgalde, Marise Mainieri de
dc.date.accessioned2015-06-24T02:06:25Z-
dc.date.available2015-06-24T02:06:25Z-
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/7416-
dc.description.abstractDirect sales have been an important distribution channel for the commercialization of consumer goods, particularly in the sector of cosmetics, toiletries and fragrance, which has been reaching a substantial increase in sales in the last few years, particularly in Brazil. The direct sales organizations have the capacity of attracting a huge team of autonomous sellers with whom they establish a merely commercial relationship, assuring a great territorial presence of the brand that is being sold. With the aim of understanding the sociological aspects of direct sales of cosmetics, toiletry and fragrance products, the thesis made use of the biographical narratives approach developed by the German sociologist Gabriele Rosenthal. Therefore, from the reconstruction of a single biographic case- the case of Noeli, seller of Avon and Natura brands- it was possible to access the relevance system of the narrator and apprehend the emergent meanings of her own discourse. Moreover, in order to evidence the cross-disciplinary link between Social Sciences and Administration, content analysis was used to verify how this theoretical suggestions presented at Nicole Biggart’s Charismatic Capitalism, which is considered the most important sociological study on direct sales. The results indicate that the topics that arose from the reconstruction of Noeli’s biographic case are in consonance with central topics listed by Biggart (1990), which could be grouped in three main categories: lack of distinction between private and public spheres, gender, and entrepreneurship. The topics “centrality of work” and “occupational prestige” were identified in the reconstruction of the biographic case, but they are not included among the themes studied by Biggart (1990). The academic and managerial implications have also been presented here, as well as the limitations and suggestions for new studies.en_US
dc.description.abstractA venda direta tem sido um importante canal de distribuição na comercialização de bens de consumo, especialmente do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC), o qual vem registrando, especialmente no Brasil, um aumento substancial de vendas nos últimos anos. As organizações de vendas diretas (OVDs) têm a capacidade de atrair um enorme contingente de revendedores autônomos com quem elas estabelecem uma relação de cunho meramente comercial, garantindo, com isso, uma grande presença territorial da marca revendida. Visando compreender os aspectos sociológicos da venda direta dos produtos de HPPC, esta tese utilizou a abordagem das narrativas biográficas desenvolvida pela socióloga alemã Gabriele Rosenthal. Desta forma, a partir da reconstrução de um único caso biográfico – caso de Noeli, revendedora das marcas Avon e Natura, foi possível acessar o sistema de relevância da narradora e apreender os sentidos emergente do próprio discurso. Adicionalmente, a fim de concretizar a ligação interdisciplinar em a Administração e as Ciências Sociais utilizou-se a análise de conteúdo para verificar de que forma estas interpretações individuais dialogam com a literatura acadêmica, sobretudo, com as sugestões teóricas apresentadas na obra Charismatic Capitalism de Nicole Biggart considerada o mais importante estudo sociológico sobre as vendas diretas. Os resultados apontam que os temas que emergiram da reconstrução do caso biográfico de Noeli estão em consonância com os temas centrais elencados por Biggart (1990), os quais podem ser agrupados em três principais categorias: indistinção das esferas privada e pública, gênero e empreendedorismo. Já os temas “centralidade do trabalho” e “prestígio da ocupação” foram identificados na reconstrução do caso biográfico, entretanto não constam entre os temas abordados teoricamente por Biggart (1990). As implicações acadêmicas e gerenciais, bem como as limitações e sugestões para novos estudos foram também apresentadas.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS - ASPECTOS SOCIAISpt_BR
dc.subjectCOMERCIALIZAÇÃOpt_BR
dc.subjectVENDASpt_BR
dc.subjectHIGIENE PESSOALpt_BR
dc.subjectPERFUMESpt_BR
dc.subjectCOSMÉTICOS - INDÚSTRIApt_BR
dc.subjectNARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICASpt_BR
dc.titleAspectos sociológicos da venda direta no setor de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos: uma análise a partir de narrativas biográficaspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Administração, Contabilidade e Economiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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