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dc.contributor.advisorSilva, João Guilherme Barone Reis e
dc.contributor.authorMeili, Angela Maria
dc.date.accessioned2015-06-27T02:03:31Z-
dc.date.available2015-06-27T02:03:31Z-
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/7433-
dc.description.abstractAnalisamos o fenômeno da circulação informal de cinema na internet, oferecendo uma orientação sistemática dentro do vasto universo das redes de distribuição que se encontram às margens do mercado oficial. A pirataria é estudada como uma atividade cultural que corresponde a uma gama de interesses coletivos de dimensão global e se relaciona com as políticas normativas, a crítica à propriedade intelectual, a desobediência civil, o mercado, as inovações tecnológicas, a cultura participativa e as economias informais. Fazemos um recorte no universo de circulação informal para analisar, especificamente, a relação entre as redes BitTorrent, a distribuição de cinema e a cibercinefilia, apontando para o caráter híbrido dessas redes, onde meios informais e formais convergem, elementos técnicos combinam-se, nichos e culturas globais dialogam, sensibilidades morais relativizam-se, discursos, práticas cotidianas e ações políticas se desenvolvem e onde mercados se transformam. Demonstramos que, dentro do espaço não autorizado de circulação, podem ser encontrados centros especializados de distribuição com dimensão simbólica própria, que manifestam sentidos sobre o cinema, que se desenvolvem sob a influência de um imaginário cinéfilo e multicultural.pt_BR
dc.description.abstractThis research analyses the phenomenon of informal film circulation on Internet, building a systematic orientation within the vast universe of distribution networks. Piracy is a cultural activity that corresponds to a range of collective interests of global dimension and relates to regulatory policies, critical intellectual property, civil disobedience, market, technological innovations participatory culture and informal economies. This study explores the relations between BitTorrent networks, cinema distribution and ciber-cinephilia, pointing to networks with hybrid nature, where informal and formal media converge, technical elements combine, niches and global cultures dialogue, moral sensibilities-relativize, speeches, daily practices and political actions are developed and where markets are transformed. We have shown that, within the space of unauthorized circulation, specialized distribution hubs have their own symbolic dimension, which manifest particular senses about cinema, under the influence of a movie buff and multicultural imaginary.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectCOMUNICAÇÃOpt_BR
dc.subjectCINEMApt_BR
dc.subjectPIRATARIApt_BR
dc.subjectINTERNET - CRIMESpt_BR
dc.subjectCINEFILIApt_BR
dc.titleCinema na internet: espaços informais de circulação, pirataria e cinefiliapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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