Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/7637
Tipo: masterThesis
Título: Metodologia para avaliação da qualidade de experiência - QoE - de serviços em nuvem
Autor(es): Costa, Frederico Guilherme Irigoyen da
Orientador: Castro, Maria Cristina Felippetto de
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Fecha de Publicación: 2015
Palabras clave: INFORMÁTICA
COMPUTAÇÃO EM NUVEM
APLICAÇÕES PARA A WEB
INTERFACE COM O USUÁRIO
QUALIDADE EM INFORMÁTICA
Resumen: In the information age, cloud computing has been touted as a revolutionary concept, since it enhances the quality of communication in a flexible environment, being highly cost-effective. Cloud services demand is supplied by an increasing number of cloud service providers (CSPs). This scenario has consolidated an environment of competition and pressure on prices, in which the perception of the user of the provided services has been gaining attention. In this competitive environment, the quality of experience (QoE) became a key factor not only in selecting cloud service providers, but also in defining the way of deployment services. In this context, this thesis proposes a methodology to evaluate the user quality of experience in cloud services, with focus on web applications, using the MOS (Mean Opinion Score), in a user-centered approach. The methodology estimates the QoE considering network, client application and server aspects. Moreover, it allows adjusting the user expectation according to the evaluation context. The proposed methodology has been applied to the development of the QoE Estimated Platform (PEQN). The implemented platform considers three cloud service providers, located in Brazil, Europe and USA. Several case studies, applied to different contexts of evaluation have been conducted. Case studies allow assessing different client application and server deployments, considering three server geographical locations. The results show significant variability in the MOS within the observed period, not only in the evaluated contexts but also in the assessed cases. Estimated QoE varies significantly even when the network parameters (latency, download rate, packet loss, etc. ) remain stable. This result highlights the importance of QoE assessment by applying a methodology that is able to capture the performance variations not only regarding the network but also regarding the CSPs application and hardware. Finally, recommendations are presented, based on extensive literature research, methodology developed and obtained results, which could help on selecting the most suitable cloud providers.
Na era da informação, a computação em nuvem é apontada como um conceito revolucionário, uma vez que aumenta significativamente a relação custo-benefício em um ambiente de maior qualidade e flexibilidade. A demanda por serviços em nuvem é suprida por uma quantidade cada vez maior de cloud service providers (CSPs). Este cenário tem consolidado um ambiente de competição e pressão por preços, no qual a percepção do usuário sobre os serviços prestados vem ganhando destaque. Neste ambiente competitivo, a qualidade de experiência dos usuários (QoE) tornou-se fator chave não somente na escolha de provedores de serviços em nuvem, mas também na definição da forma de implementação dos serviços. Neste contexto, esta dissertação propõe uma metodologia para avaliação da qualidade da experiência de usuários de serviços em nuvem, com foco em aplicações web, através do MOS (Mean Opinion Score), em uma abordagem centrada no usuário. A metodologia leva em consideração aspectos de rede, de aplicação cliente e de aplicação servidor para a estimativa da QoE, além de permitir o ajuste do MOS de acordo com o contexto de avaliação, levando em conta a expectativa do usuário.A metodologia proposta foi aplicada ao desenvolvimento da plataforma para estimativa da QoE (PEQN – Plataforma de Estimativa de QoE de Serviços em Nuvem), considerando-se três provedores de serviços de nuvem, localizados no Brasil, Europa e EUA. Diversos estudos de caso, aplicados a diferentes contextos de avaliação, foram conduzidos. Os estudos de caso permitem avaliar diferentes implementações de aplicação cliente e de aplicação servidor, considerando-se as três localizações geográficas dos servidores. Os resultados demonstram significativa variabilidade no MOS dentro do período observado, tanto dentro do contexto de avaliação, como dentro dos casos avaliados. A QoE varia significativamente, mesmo quando os parâmetros de rede (latência, taxa de download, perda de pacotes, etc. ) permanecem estáveis. Este resultado ressalta a importância da avaliação do QoE através da aplicação de uma metodologia que seja capaz de capturar as variações de desempenho não somente da rede, mas também das aplicações e do hardware dos CSPs. Por fim, são apresentadas recomendações a serem utilizadas na escolha de provedores de nuvem, baseadas na pesquisa bibliográfica, na metodologia desenvolvida e nos resultados obtidos.
URI: http://hdl.handle.net/10923/7637
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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