Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/7655
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRamos, Maurivan Güntzel
dc.contributor.authorPinto, Luíza Vergara de Azevedo Rodrigues
dc.date.accessioned2015-10-27T01:05:16Z-
dc.date.available2015-10-27T01:05:16Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/7655-
dc.description.abstractO presente trabalho aborda os afastamentos e as aproximações em relação às concepções de teóricos, professores de Química e estudantes do Ensino Médio a respeito do uso da pergunta em sala de aula. Assim, o problema central da investigação é a seguinte pergunta: Que aspectos se aproximam e que aspectos se afastam em relação às percepções de teóricos da Educação e Educação em Ciências, professores de Química e estudantes do ensino Médio sobre o uso da pergunta na sala de aula? A investigação foi realizada com 38 estudantes e 20 professores de escolas das redes pública e privada de Porto Alegre e da Grande Porto Alegre. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários com os sujeitos de pesquisa, os quais, posteriormente, foram analisados por meio de Análise Textual Discursiva. A análise permitiu compreender como a pergunta está presente na sala de aula e comparar as percepções de teóricos, professores e estudantes. Foi possível identificar que a educação pela pesquisa pouco ocorre nas escolas investigadas e que o questionamento reconstrutivo não foi identificado nas respostas aos questionários respondidos. Dentre as conclusões, aponta-se a necessidade da qualificação da formação do professor, tanto teórica quanto prática, para que tenham condições de trabalhar a pesquisa de acordo com os pressupostos de Demo (2007), contribuindo para o emprego do questionamento reconstrutivo na sala de aula e para tornar o estudante um pesquisador ativo.pt_BR
dc.description.abstractThis paper discusses the approaches and departures on the concepts of authors, professors of chemistry and middle school students about the use of inquiry in the classroom. Thus, the central problem of the following research question: What aspects approach and depart aspects in relation to the theoretical insights of Education and Science Education, Chemistry teachers and high school students on the use of inquiry in the classroom? The investigation was conducted with 38 students and 20 teachers from public and private network of Porto Alegre and Porto Alegre metropolitan area. For data collection, questionnaires were applied with research subjects and subsequently analyzed using Textual Discourse Analysis. The analysis allows us to understand how the question is present in the classroom and what the comparative between theorists, teachers and students. It was possible to identify that inquiry based teaching does not occur that investigated schools and reconstructive question was not identified in the responses to questionnaires. In conclusion, it points to the need for teacher training for this research, both theoretical and practical, work under the assumptions of Demo (2007) and consequently makes the student an active researcher, moreover, the use of reconstructive questioning.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectQUÍMICA - ENSINO MÉDIOpt_BR
dc.subjectQUÍMICA - MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.subjectARGUMENTAÇÃOpt_BR
dc.subjectEXPERIMENTAÇÃOpt_BR
dc.subjectPESQUISA EDUCACIONALpt_BR
dc.subjectAPRENDIZAGEMpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleA pergunta na aprendizagem em química: a percepção de teóricos, professores e estudantes do ensino médiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000475881-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,81 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.