Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/7661
Tipo: doctoralThesis
Título: Percepção de profissionais da área da saúde sobre a formação, atuação e satisfação em sua atividade docente
Autor(es): Treviso, Patrícia
Orientador: Costa, Bartira Ercília Pinheiro da
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde
Data de Publicação: 2015
Palavras-chave: EDUCAÇÃO E SAÚDE
EDUCAÇÃO CONTINUADA
ENSINO SUPERIOR
COMPETÊNCIA PROFISSIONAL
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
PROFISSIONAIS - QUALIFICAÇÕES
Resumo: This research was carried out for a Doctorate thesis of the Medicine and Health Sciences Post-Graduation Program of PUCRS in the Nephrology field and Health Science line of research. Its objective was to understand the perception of health professionals regarding their education, performance, and satisfaction as professors. This is an exploratory, descriptive and prospective study with quantitative and qualitative analysis. The sample is composed of professors of ten graduation courses in the health field (Biomedicine, Physical Education (Bachelor), Nursing, Pharmacy, Physiotherapy, Speech Therapy, Nutrition, Psychology, Social Service and Occupational Therapy) of a private higher education institution in the state of Rio Grande do Sul (RS). From a total of 120 professors invited to participate, 85 accepted. For data collection, a structured questionnaire with open and closed questions about teacher education was elaborated, made available in an electronic address, and sent through e-mail to the participants using Qualtrics tool. Data was collected in the period between 22 May and 31 July 2014. The beginning of data collection happened after the approval of the research project by the Ethics and Research Committee of the proponent and its co-partner institution. The participants – aged 25 to 60 years old – were mostly postgraduated women, lato or stricto sensu. The results show how important it is for health professionals who teach to seek qualification for this activity, which requires pedagogical knowledge and specific competences. The majority of the participants (72%) worked for more than five years in a specific area of health, 62% have worked for more than five years in a health area and have also taught, and 65% still work in their specific area of health and teach. The experience of the participants in their specific health fields influences their practice as teachers by enriching it as well giving these professionals more confidence. Through the study it was possible to identify that the learning of the teaching practice happens through formal, informal and non-formal education. The participants pointed out factors that favor and hinder the work of the teacher and those that impact on their satisfaction such as the process of teaching and learning, interpersonal relations, higher education institutions, work conditions, besides the teacher’s personal issues. The study shows that teaching demands study, dedication, knowledge of pedagogy matters and specific subjects, besides skills and competences.
Pesquisa realizada como tese de doutorado e vinculada ao Programa de Pós- Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS, área de Nefrologia e Linha de Pesquisa em Educação em Ciências da Saúde, teve como objetivo conhecer a percepção de profissionais da área da saúde sobre a formação, a atuação e a satisfação na atividade docente. Estudo exploratório, descritivo e prospectivo, com análise quantitativa e qualitativa. A amostra composta por docentes de dez cursos de graduação na área da saúde (Biomedicina, Educação Física (Bacharelado), Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional) de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada do Estado do Rio Grande do Sul (RS). Todos os docentes – N=120 – dos referidos cursos foram convidados a participar, sendo que 85 aceitaram. Para a coleta de dados foi elaborado um questionário estruturado, com questões fechadas e abertas, referente ao tema de formação docente, disponibilizado em endereço eletrônico, enviado via e-mail aos participantes do estudo, utilizando a ferramenta Qualtrics. Os dados foram coletados no período de 22 de maio a 31 de julho de 2014. O início da coleta de dados ocorreu após a aprovação do projeto de pesquisa pelos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) da instituição proponente e da instituição coparticipante. Os participantes – com idades entre 25 e 60 anos, maioria mulheres – possuem pós-graduação lato ou stricto sensu. Os resultados denotam a importância do profissional da saúde buscar qualificação para atuar na docência, ofício que exige formação pedagógica e desenvolvimento de competências específicas para esta função. A maioria dos participantes (72%) trabalharam durante mais de cinco anos na área específica de sua formação, 62% trabalham há mais de cinco anos na docência e 65% continuam exercendo a atividade na área de formação inicial juntamente com a docência. A experiência na área de formação inicial, neste estudo refere-se aos cursos da área da saúde, influencia na prática docente enriquecendo o ensino e possibilitando maior segurança ao professor. O estudo permitiu verificar que o aprendizado do ofício de professor se dá de diferentes formas e em diferentes momentos: por meio de educação formal, informal e não-formal. Os participantes apontaram fatores que interferem facilitando ou dificultando a realização do trabalho de professor, além de aspectos que impactam na sua satisfação, fatores estes relacionados ao processo de ensino e de aprendizagem, relações interpessoais, instituição de ensino superior, condições de trabalho, além de questões pessoais do indivíduo professor. O estudo permitiu evidenciar que o trabalho docente exige estudo, dedicação, domínio de saberes específicos e pedagógicas, além de habilidades e competências para exercer a função docente.
URI: http://hdl.handle.net/10923/7661
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