Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/7741
Tipo: masterThesis
Título: Construção de um corpus anotado para classificação de entidades nomeadas utilizando a Wikipedia e a DBpedia
Autor(es): Weber, Cristofer
Orientador: Vieira, Renata
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Data de Publicação: 2015
Palavras-chave: INFORMÁTICA
PROCESSAMENTO DA LINGUAGEM NATURAL
LINGUÍSTICA COMPUTACIONAL
Resumo: Algumas tarefas de processamento de linguagem natural podem ser aprendidas por algoritmos a partir de corpus de exemplo, mas a obtenção destes exemplos pode ser um gargalo. Neste trabalho nós investigamos como a Wikipedia e a DBpedia, dois recursos de linguagem disponíveis de forma gratuita, podem ser utilizados como corpus para a classificação de entidades nomeadas, uma tarefa fundamental de extração de informações e um passo necessário para outras tarefas como extração de relações e resolução de co-referências.
Some natural language processing tasks can be learned from example corpora, but having enough examples for the task at hands can be a bottleneck. In this work we address how Wikipedia and DBpedia, two freely available language resources, can be used to support Named Entity Recognition, a fundamental task in Information Extraction and a necessary step of other tasks such as Co-reference Resolution and Relation Extraction.
URI: http://hdl.handle.net/10923/7741
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000476712-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,38 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.