Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/7781
Tipo: masterThesis
Título: A relação entre consciência fonêmica e fluência da leitura
Autor(es): Schünemann, Cristina Emília
Orientador: Buchweitz, Augusto
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Fecha de Publicación: 2015
Palabras clave: LINGUÍSTICA
LEITURA
FONOLOGIA
Resumen: Reading fluency is the ability to read a text accurately and with adequate speed. In alphabetic languages, such as Portuguese, the ability to fluently read words depends on learning three skills: i) comprehension of the alphabetic principle; ii) decoding capabilities; iii) the mental lexicon of spelling. The early reader should be taught that speech can be segmented into phonemes, which are represented in writing by graphemes. Later, the apprentice reader must learn to assimilate the valences between graphemes and phonemes to be able to decode words. In addition to grapho-phonological correspondences, the reader should learn the orthographic properties of words that enable reading irregular words, i. e. words whose spelling needs to be memorized. Phonological awareness is the ability to manipulate speech sounds in three levels: syllabic, intra-syllabic and phonemic. The present study investigates phonological awareness at the phonemic level; it is the level at which sound is analyzed in its smallest unit of meaning. There is a direct relationship between phonological awareness and the development of reading ability, and there are three major views on this relationship: i) causality; ii) consequence; iii) reciprocity. In this research, we evaluated 30 children who were enrolled in the third year of elementary school of a public school; the goal was to evaluate their level of phonemic awareness and their fluency in word and pseudoword reading. The experimental procedures were as follows: 1) collection of information on the academic performance of students by means of the perception of their teachers, especially related to reading; 2) assessment of phonological awareness skills - initial phoneme identification, final phoneme identification, phonemic synthesis and phonemic segmentation; 3) evaluation of picture and digit naming speeds; 4) evaluation of speed and accuracy of word reading; 5) evaluation of speed and accuracy of pseudoword reading. The results showed significant correlation between performance on phonemic awareness tasks, mainly in identification of rhyme and segmentation, with the accuracy of reading words and pseudo words. The results underscore the importance of phonemic awareness for the development of accurate reading There was no significant correlation of speed of reading (decoding and semantic access) with rapid naming and with the degree of development of phonemic awareness.
A fluência de leitura é caracterizada como a capacidade de ler um texto rápida e precisamente. Nas línguas cujo sistema de escrita é alfabético, como é o caso do português, a capacidade de independência do leitor para a leitura de qualquer palavra da língua resulta do domínio de três condições: i) compreensão do princípio alfabético; ii) capacidade de decodificação; iii) constituição do léxico-mental ortográfico. A criança deve ser ensinada que a fala pode ser segmentada em fonemas, os quais são representados através de grafemas na escrita. Posteriormente, ela deve aprender a assimilar as valências entre os grafemas e os fonemas para poder decodificar as palavras. Além do conhecimento das correspondências grafofonológicas, o aprendiz deve assimilar e dominar as propriedades ortográficas das palavras, que lhe permitem ler também as palavras irregulares, cuja grafia precisa ser memorizada. Muitas pesquisas analisaram a relação entre o desenvolvimento da capacidade de leitura e o desempenho em habilidades de consciência fonológica. A consciência fonológica é a capacidade de reflexão e manipulação consciente dos sons da fala nos três níveis: silábico, intrassilábico e fonêmico. Na pesquisa apresentada nesta dissertação, foi avaliada apenas a consciência no nível fonêmico, por ser o nível que analisa o som na sua unidade mínima de significação da língua e cujo domínio é o último a ser alcançado. Os estudos sobre a relação entre a consciência fonológica e a capacidade de leitura podem ser divididos em três grandes concepções sobre essa relação: i) causa; ii) consequência; iii) reciprocidade. Para esta pesquisa, foram avaliadas 30 crianças que estavam cursando o início do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Porto Alegre, com o objetivo de investigar o seu grau de consciência fonêmica e o seu desempenho na fluência de leitura de palavras e de pseudopalavras. Com esta finalidade, foram realizadas as seguintes ações: 1) coleta de informações sobre o desempenho escolar dos alunos através da percepção dos seus professores, principalmente em quesitos relacionados à leitura; 2) avaliação da consciência fonêmica nas habilidades de identificação de fonema inicial, identificação de fonema final, síntese fonêmica e segmentação fonêmica; 3) avaliação da velocidade na nomeação de figuras e de dígitos; 4) avaliação da velocidade e precisão de leitura de palavras reais; 5) avaliação da velocidade e da precisão de leitura de pseudopalavras. Os resultados mostraram correlação significativa entre o desempenho das crianças em tarefas de consciência fonêmica, principalmente nas habilidades de identificação do fonema final e de segmentação, e a precisão de leitura de palavras e de pseudopalavras. Desta forma, os resultados ressaltam a importância do desenvolvimento desta consciência para a leitura acurada. Não foi encontrada correlação significativa entre tempo de leitura (decodificação e acesso semântico), tempo de nomeação rápida e grau de desenvolvimento da consciência fonêmica, como era esperado.
URI: http://hdl.handle.net/10923/7781
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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