Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10923/7789
Type: doctoralThesis
Title: A mídia na formação da identidade dos artistas sertanejos de São Luís: uma análise cultural
Author(s): Costa, Márcio Leonardo Monteiro
Advisor: Escosteguy, Ana Carolina Damboriarena
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Issue Date: 2015
Keywords: COMUNICAÇÃO SOCIAL
IDENTIDADE CULTURAL
MÚSICA - ASPECTOS SOCIAIS
MÍDIA
Abstract: O estudo investiga o lugar ocupado pela mídia na construção da identidade dos artistas que compõem o circuito cultural da música sertaneja em São Luís. Esta busca está baseada em duas proposições: primeiro, que a música constitui um processo comunicativo que se estabelece na articulação entre os artistas, a mídia e os consumidores; em segundo lugar, que a produção de sentido através da música está implicada pela classificação atribuída pelos gêneros musicais. Os gêneros, nesse sentido, fazem parte de uma estratégia de endereçamento, que atua por meio dos aspectos que os constituem: a sonoridade e a performance. A pesquisa tem um interesse particular pela música sertaneja, gênero cuja origem remonta ao final da década de 1920. Esse gênero passou por profundas transformações ao longo do tempo e se fixou na capital maranhense em função dos deslocamentos decorrentes da migração e da disseminação midiática. Por meio da adoção de uma metodologia inspirada pela etnografia, esta investigação evidencia a articulação existente entre os momentos que formam o circuito cultural mencionado: identidade, representação, produção, consumo e regulação. Infere-se que a mídia desempenha um papel central na formação da identidade dos cantores sertanejos que constituem o cenário analisado.
L’étude enquête la place occupée par les médias dans la construction de l’identité des artistes qui font partie du circuit culturel de la musique sertaneja à São Luís. Cette recherche est basée sur deux propositions: d’abord, que la musique constitue un procés communicatif qui s’établit dans l’articulation entre les artistes, les médias et les consommateurs; en second lieu, que la production de sens à travers la musique est impliquée par la classification attribuée par les genres musicaux. Les genres, en ce sens, font partie d’une stratégie d’adressage, agissant par des aspects qui les constituent: la sonorité et la performance. La recherche a un intérêt spécifique par la musique sertaneja, genre dont l’origine remonte à la fin des anées 1920. Ce genre a subi de profondes transformations au cours du temps et s’est fixé dans la capital maranhense en fonction des déplacements liés à l’immigration et de la diffusion médiatique. Par l’adoption d’une méthodologie inspirée par l’ethnographie, cette recherche reflète l’articulation qui existe entre les moments qui composent le circuit culturel mentionné: l’identité, la representation, la production, la consommation et la regulation. Il est conclu que les médias joue un role crucial dans la formation de l’identité des chanteurs sertanejos qui forment le scénario analysé. fre
URI: http://hdl.handle.net/10923/7789
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