Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/7808
Type: doctoralThesis
Title: Para que servem os comentários de leitores na internet?: estudo sobre a utilidade da ferramenta nos sites de notícias a partir da estrutura do dispositivo e do modo de apropriação do internauta e do veículo
Author(s): Bueno, Thaisa Cristina
Advisor: Tietzmann, Roberto
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Issue Date: 2015
Keywords: COMUNICAÇÃO SOCIAL
INTERATIVIDADE
INTERACIONISMO SIMBÓLICO (EDUCAÇÃO)
Abstract: A proposta desta tese é tentar entender qual a utilidade da ferramenta de comentários de leitores nos sites de notícias nacionais tendo como pontos de partida a estrutura do dispositivo, o modo como o internauta se apropria dela e, por fim, a maneira como o veículo dá sentido ao material ali disponibilizado. O estudo utiliza como base teórica os pressupostos da Teoria do Meio e do Interacionismo Simbólico e faz uso do mapeamento como ferramenta de captação de dados. A seleção dos veículos analisados, além de levar em conta as plataformas presentes em quatro categorias de produtos jornalísticos, selecionando entre os cinco mais lidos de cada uma delas na mídia brasileira – portais, ciberjornais, revistas mensais e revistas semanais –, traça um comparativo entre dispositivos que mediam ou os que não mediam as postagens dos leitores. O resultado aponta para alguns interesses divergentes que marcam a relação entre aquilo que o internauta busca e o que o veículo autoriza, bem como a ignorância, em muitos casos, sobre como explorar as potencialidades reais da ferramenta por parte dos envolvidos no processo.
The purpose of this thesis is trying to understand the use of the tool “readers‟ comments” on national news sites having as its starting point the device structure, the way the internet user appropriates it, and finally, how the media organization gives meaning to the material available there. The study is based on theoretical assumptions of the Medium Theory and Symbolic Interactionism, and make use of mapping as a tool of data gathering. The selection of media organizations analyzed took into account the platforms present in four categories of journalistic products, selecting among the five most widely read of each of them in the Brazilian media - portals, cyberjournals, monthly and weekly magazines - and makes a comparison between devices that mediate or not posts from readers. The result points to some divergent interests that make the relationship between what the Internet users search and what media organization authorizes the reader to do, and also the ignorance, in many cases, on how to exploit the potential of the tool by those involved in the process.
URI: http://hdl.handle.net/10923/7808
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