Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10923/7831
Type: doctoralThesis
Title: Uma canção para Ricardo
Author(s): Mendes, Sandro Martins Costa
Advisor: Hohlfeldt, Antônio Carlos
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Issue Date: 2015
Keywords: LINGUÍSTICA
ESCRITA CRIATIVA
ROTEIROS CINEMATOGRÁFICOS
CRIAÇÃO LITERÁRIA E ARTÍSTICA
Abstract: O trabalho ora apresentado trata-se de roteiro cinematográfico de longa-metragem acompanhado de análise teórico-crítica. O roteiro traz personagem principal, um adolescente, que encontra, na internet, vídeos realizados e postados pelo avô materno, a quem nunca conheceu, visto que o avô havia abandonado a família muitos anos antes. A partir daí, o adolescente tenta estabelecer a comunicação, fazendo vídeos em resposta aos realizados pelo avô. Esse fato desagrada sua mãe. Porém, quando o adolescente tem a oportunidade de conhecer o avô, este está em coma. Na análise teórico-crítica, abordo pontos de interesse identificados com a história de meu roteiro, tratando da memória (HUYSSEN, 2000; GAGNEBIN, 2009, BOSI, 2010), do ressentimento (KHEL, 2000, 2004), de questões relacionadas com a visibilidade de usuários de internet (TISSERON, 2013; HÈNAFF, 2013), bem como de temas que apontam a importância do audiovisual na sociedade contemporânea (LIPOVETSKY e SERROY, 2010). Também na análise teórico-crítica são discutidos o cinema (AUMONT, 2012; GAUDREAULT e JOST, 2009; DANCYGER, 2003), o roteiro (COMPARATO, 1983; CAMPOS, 2007; CHION, 1998; CARRIEÈRE e BONITZER, 1998; FIELD, 2001) e a escrita criativa (OSTROWER,2010 ; BORDINI, 1991; ECO, 2013; PAMUK, 2011).
This study presents a full-length picture screenplay followed by its theoretical critical analysis. The screenplay depicts a main character, a teenager, who finds on the Internet some videos posted by his maternal grandfather, whom he had never met, since the grandfather had departed from the family several years before. After that, this teenager tries to establish a connection with his grandfather through recording and posting videos in response to his grandfather‟s videos. This sequence of events annoys the teenager‟s mother. However, when the teenager is about to finally meet his grandfather, the later falls into a coma. In the theoretical critical analysis part, I approach pertinent points in my screenplay, such as the memory (HUYSSEN, 2000; GAGNEBIN, 2009, BOSI, 2010), the resentment (KHEL, 2000, 2004), the issues concerning the visibility of people on the Internet (TISSERON, 2013; HÈNAFF, 2013), as well as the audiovisual importance in nowadays society (LIPOVETSKY e SERROY, 2010). On this part, I also discuss the Cinema (AUMONT, 2012; GAUDREAULT e JOST, 2009; DANCYGER, 2003), the screenplay as a media (COMPARATO, 1983; CAMPOS, 2007; CHION, 1998; CARRIEÈRE e BONITZER, 1998; FIELD, 2001) and the creative writing itself (OSTROWER,2010; BORDINI, 1991; ECO, 2013; PAMUK, 2011).
URI: http://hdl.handle.net/10923/7831
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