Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/7838
Tipo: masterThesis
Título: O fenômeno (de)queísta no corpus do português brasileiro acadêmico
Autor(es): Peixoto, Rafael Marcos Tort
Orientador: Perna, Cristina Becker Lopes
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2015
Palavras-chave: LINGUÍSTICA PORTUGUESA - BRASIL
PORTUGUÊS - PREPOSIÇÕES
ELIPSE
Resumo: O objetivo do trabalho é evidenciar o fenômeno (de)queísta no Português Brasileiro acadêmico. Utilizaremos a linguística de corpus como metodologia, uma vez que interpretaremos dados como frequências de usos e agrupamentos lexicais para que montemos tabelas e gráficos estatísticos. A fonte dos dados está no Corpus do Português Acadêmico, que contém um apanhado de textos já publicados como livros, materiais didáticos, revistas de graduação e pós-graduação. Uma das finalidades da pesquisa é mostrar tendências contemporâneas no uso do fenômeno na escrita acadêmica: como, porquê e onde ele é mais utilizado. No decorrer do trabalho, descreveremos o fenômeno de modo empírico, observando como a sintaxe, semântica e a pragmática o entendem, a fim de buscar informações para explicar o porquê dessa tendência e motivação em Língua Portuguesa Brasileira Acadêmica.
The main goal of this paper is to present the phenomenon (de)queísta in the academic Brazilian Portuguese. We are going to use the Corpus Linguistics as a methodology, since we are going to interpret some data like usage, frequency and clusters in order to assemble some statistic data and excel tables. The data source is in the academic Brazilian Portuguese Corpus, which encompasses some published materials such as books, course books, graduate and postgraduate journals. The purpose of this research is to demonstrate some current tendencies in the use of this phenomenon in academic writing: how, why and where it is used. Throughout this paper, we are going to study the phenomenon empirically, observing how syntax, semantics and pragmatics understand it in order to search for information to explain why this tendency occurs and what motivates its usage in academic Brazilian Portuguese.
URI: http://hdl.handle.net/10923/7838
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