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Type: doctoralThesis
Title: Permanência na graduação a distância na perspectiva dos estudantes: um estudo a partir da experiência do projeto Alfa Guia
Author(s): Santos, Pricila Kohls dos
Advisor: Giraffa, Lucia Maria Martins
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Issue Date: 2015
Keywords: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ENSINO SUPERIOR
EDUCAÇÃO
Abstract: O abandono estudantil configura-se num tema complexo e ao mesmo tempo imprescindível para a qualidade das ações de permanência dos estudantes na Educação Superior, tendo em vista a expansão desse setor da educação e por consequência os eminentes desafios que acompanham tal expansão universitária. A oferta de cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD) é considerada alta se comparada com os cursos presenciais e impacta no resultado esperado da formação, especialmente no que tange a formação de professores. Logo, conhecer os motivos pelos quais os estudantes abandonam seus estudos representa o primeiro passo para a qualificação das ações de permanência e retenção de estudantes. A busca por indicadores e instrumentos que permitam compreender o que faz um estudante permanecer é um desafio. Usando como referencial teórico o trabalho de Tinto (1989, 1997, 2006), Garland (1993), Kember (1995), Aretio (2002), Cabrera (2006), Castles (2004), Tello (2007) e, a partir da experiência da autora com o Projeto Alfa GUIA, foi realizado um estudo de caráter quali-quantitativo para verificar se o instrumento de investigação utilizado pelo Projeto Alfa GUIA poderia ser adaptado para ofertar estes indicadores devido a fragilidade dos dados oficiais que estão disponíveis no sistema brasileiro relacionado a EaD.Como resultado desta investigação observamos que o instrumento original não contemplava todos os itens necessários, especialmente na questão da influência do ambiente virtual, considerando que ele é o espaço onde as interações e as práticas se consolidam. Nesse sentido propomos um instrumento de pesquisa que abarca tais questões, das quais propomos indicadores para medir a permanência de estudantes na Educação Superior, a saber: Gestão Institucional, Prática Docente, Dedicação do Estudante e Qualidade do curso. Existem perspectivas que apontam que a estrutura proposta nesta tese possui potencial para captar as informações que auxiliam a entender o ponto de vista do estudante que permanece, contribuindo com, gestores, docentes e estudantes para construção de projetos de cursos que contemplem aspectos que auxiliem a mitigar este grave problema de alto custo social que é o abandono na Educação Superior.
School dropout represents, at the same time, a complex and necessary issue for the quality of actions to students’ permanency at higher education, taking into account this education sector's expansion and therefore eminent challenges which follows such university expansion. Course offerings in the distance education modality are considered high when compared with classroom courses and it is impacting the expected result of the academic formation, especially in regard to teacher training. Thus, to know the reasons because students abandon their studies represents the first step to qualification of the actions to students’ permanency and retention. The search for indicators and tools which allow understanding what makes a student stand is a challenge. Using as theoretical background the work of Tinto (1989, 1997, 2006), Garland (1993), Kember (1995), Aretio (2002), Cabrera (2006), Castles (2004), Tello (2007) and from the author experience with Project Alfa GUIA, it was carried out a study about the quali-quantitative character to verify whether the investigation tool used by Project Alfa GUIA could be adapted to offer these indicators, since the data related to distance education available in Brazilian system is fragile.As a result of this investigation, we observed that the original tool did not contemplate all items required, especially about the influence of virtual environment, considering that it is the place where interactions and practices are consolidated. However, there are indicators showing that the structure proposed in this dissertation has potential to select the information that support to understand the student who stands’ perspective. We describe some indicators and also additional issues to be explored, in order that we can measure the typical nuances of this modality, and contributing with teachers and students for courses project's building, which contemplate aspects that support to mitigate this serious problem of high social cost
URI: http://hdl.handle.net/10923/7991
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