Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: http://hdl.handle.net/10923/8056
Tipo: masterThesis
Título: O movimento pendular da poesia lírica: entre o impulso e a técnica, o poeta como equilibrista
Autor(es): Barão, Giulia Ribeiro
Orientador: Kiefer, Charles
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2016
Palavras-chave: POESIA LÍRICA
POESIA MODERNA
ESCRITA CRIATIVA
LITERATURA
Resumo: Esta Dissertação, como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Escrita Criativa, está composta por um ensaio teórico e uma obra poética inédita. O ensaio parte da discussão sobre o conceito de lirismo e a compreensão da poesia como gênero literário pertencente ao eixo enunciativo da linguagem. As questões que norteiam essa discussão dizem respeito aos limites que situam a poesia lírica entre dois extremos: o da enunciação pragmática ou informacional, e o da estetização do texto ao ponto de o fazer perder seu caráter enunciativo. Na segunda parte do ensaio, é feita uma aproximação entre os conceitos desenvolvidos anteriormente e minha obra poética, buscando apresentar suas linhas de força e a noção de lirismo que julgo ser mais afim com os poemas que escrevi. A obra literária intitula-se As Montanhas Seguem Lá e está composta por 45 poemas, divididos em duas seções, “Corpo” e “Soplo”, respectivamente em português e espanhol.
Este trabajo, como requisito parcial para el grado de Máster en Escritura Creativa, se compone de un ensayo teórico y una obra poética inédita. El punto de partida para el ensayo es la discusión en torno al concepto de lirismo y la comprensión de la poesía como género literario perteneciente al eje de enunciativo del lenguaje. Las preguntas que orientan el debate dicen respecto a los límites que sitúan de la poesía lírica entre dos extremos: la enunciación pragmática o informativa y la estetización del texto al punto de hacerlo perder su carácter enunciativo. En la segunda parte del ensayo, hago una conexión entre los conceptos desarrollados previamente y mi obra poética, tratando de presentar sus líneas de fuerza y la noción de lirismo que creo ser más afín con los poemas que he escribido. La obra literaria se llama As Montanhas Seguem Lá y está compuesta de 45 poemas divididos en dos secciones, "Corpo" y "Soplo”, respectivamente, en portugués y español. spa
URI: http://hdl.handle.net/10923/8056
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000478162-Texto+Parcial-0.pdfTexto Parcial242,53 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.