Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10923/8331
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPase, André Fagundes
dc.contributor.authorSaccomori, Camila
dc.date.accessioned2016-06-02T12:45:34Z-
dc.date.available2016-06-02T12:45:34Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/8331-
dc.description.abstractEste trabalho analisa as transformações observadas no comportamento do público que pratica o binge-watching de seriados a partir do uso do Netflix, empresa que oferece títulos por streaming. Para compreender isto, antes de realizar uma pesquisa com oito consumidores, foram resgatadas propriedades de tecnologias pregressas, as possibilidades de transmissão online e as propriedades do serviço desta empresa. Após o olhar sobre a técnica, a pesquisa discute como a passagem da recepção tradicional para o conteúdo digital reflete nas práticas sociais. Autores como Henry Jenkins (1992), Amanda Lotz (2007; 2014), Roberta Pearson (2009), Chuck Tyron (2009; 2013) e Lisa Perks (2014) são utilizados como referencial teórico. A observação do público foi realizada com o auxílio de uma combinação de ferramentas metodológicas, das quais destacamos as entrevistas com viés etnográfico e observação participante, para observar os comportamentos de um grupo de participantes identificado com o objeto de estudo. Por fim, é possível constatar que a prática do binge-watching nestas novas plataformas resulta no consumo maior e mais intenso dos conteúdos, caracterizado pela imersão no universo ficcional, com impactos nos comportamentos individuais e nos hábitos de consumo, gerando uma interação social assíncrona.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims the analysis of the changes observed in people‘s behavior practice known as binge-watching TV shows at Netflix, company that offers titles for streaming. To understand this, before conducting a survey with eight consumers, property stunted technologies were discussed, as well as online recovering possibilities and the properties of the service itself of the company. After researching on the technical, this research discusses how the shift from traditional reception for digital content reflected in social practices. Authors such as Henry Jenkins (1992), Amanda Lotz (2007; 2014), Roberta Pearson (2009), Chuck Tryon (2009; 2013) and Lisa Perks (2014) are the basis of the theoretical framework. The observation of the public was performed with a combination of methodological tools, of which we highlight the interviews with ethnographic bias and participant observation, to observe the behavior of a group of people identified with the object of study. Finally, we argue that the practice of binge-watching in these new platforms results in greater and more intensive use of the contents, characterized by immersion in the fictional universe, with impacts on individual behavior and consumption habits, generating an asynchronous social interaction.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectSÉRIES DE TELEVISÃO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpt_BR
dc.subjectCONSUMO - ASPECTOS SOCIAISpt_BR
dc.subjectINTERNETpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.titlePráticas de binge-watching na era digital: novas experiências de consumo de seriados em maratonas no Netflixpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000478841-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo2,65 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.