Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/8345
Tipo: masterThesis
Título: O que fica além da aula?: o cinema na aula de história
Autor(es): Peruffo, Gabriela do Amaral
Orientador: Pereira, Marcos Villela
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Fecha de Publicación: 2016
Palabras clave: HISTÓRIA - ENSINO
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
CINEMA E EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
Resumen: O presente trabalho se propõe a analisar a experiência com o cinema na aula de História. Com a proposta de trabalhar o cinema na sala de aula e assim permitir que se crie um espaço para que os estudantes possam pensar acerca dos temas trabalhados na aula de História a partir da visão de mundo que está apresentada no filme. Considerando as potências de usos dos filmes articulados aos conteúdos de História, e o espaço que o cinema pode ocupar na sala de aula foram analisados relatos de estudantes de duas turmas, um 9º ano das séries finais do Ensino Fundamental e um 3º ano do Ensino Médio, ambas na mesma escola da rede privada de Porto Alegre, acerca de cinco filmes. Esta análise se valeu de três categorias que se articularam com a revisão teórica sobre cinema, história e educação para que se conseguisse identificar certos traços de mudanças na produção do conhecimento relacionado às visões de mundo apresentadas pelo filme em sua experiência na aula de História. Elas foram definidas com base na ideia de Estoque de Imagens, ao que se refere às referências de representação da História e repertório de imagem que os estudantes traziam e como a experiência com o filme durante a aula de História pode ser uma maneira para ampliá-lo. Em seguida analisa-se aqui que está no plano das afecções, do que é de ordem mais subjetiva, denominada como Aquilo que afeta, difícil colocar em palavras, para dar conta de identificar nos discursos dos estudantes pistas de como o filme sensibilizou cada um deles. Denominada Saída do Lugar Comum, nesta categoria procurou-se fazer um arranjo entre as três para conseguir identificar o trajeto de mudança na maneira de ver e pensar dos estudantes acerca dos temas apresentados pelos filmes.
This study aims to analyze the experience with movie films in History class. From the idea that as room is created for the film to enter the classroom, it creates a space for students to think about the issues worked in history class from the worldview that is presented in the film. Considering the potential use of movies articulated to the History contents, and the space that cinema can occupy in the classroom, were analyzed student reports of two classes, one 9th grade of the final grades of elementary school, and a 3rd year of High School, both in the same private school of Porto Alegre, about five movies. This analysis drew in three categories which articulates with the theoretical review about cinema, history and education so that it could identify certain traits of change in knowledge production related to worldviews presented in the film on his experience in history class. These were defined based on the idea of Stock Images, in regards of the references on history representation and image repertoire that students brought and how the experience with the movie during history class can be a way to enlarge it. Then is analyzed here is that in terms of conditions, what is the most subjective order, named as What affects, hard to put into words, to identify on the speeches of the students, clues of how the film touched each of them. Denominated Out of the Common Place, in this category was sought to make an arrangement between the three to be able to identify the path of change of the students way to see and think about the themes presented by the films.
URI: http://hdl.handle.net/10923/8345
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000478806-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo858,98 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.