Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/8449
Tipo: masterThesis
Título: O sentido expresso por conjunções coordenativas no discurso sob a perspectiva da teoria da argumentação na língua
Autor(es): Aragão, Roberta Lara de Oliveira
Orientador: Barbisan, Leci Borges
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2015
Palavras-chave: PORTUGUÊS - CONJUNÇÕES
ARGUMENTAÇÃO
PORTUGUÊS - GRAMÁTICA
LINGUÍSTICA
Resumo: The aim of this study is to explain the meaning created by the relationship that coordinating conjunctions establish between the clauses that they connect, according to the Theory of Argumentation within Language in its current phase, the Theory of Semantic Blocks developed by Oswald Ducrot, Jean-Claude Anscombre and Marion Carel. The objective is to explain these relationships through a semantic approach that takes into consideration aspects that compose the meaning of the conjunctions themselves, without necessarily being in accordance with grammatical terminology. Furthermore, the intent is to seek meaning starting from the premise that it is in their use that coordinating conjunctions actually assume their meaning, case by case.
A proposta deste trabalho é procurar explicar o sentido construído pela relação que as conjunções coordenativas estabelecem entre as orações que elas articulam, sob a perspectiva da Teoria da Argumentação na Língua (ANL), em sua fase atual, a Teoria dos Blocos Semânticos desenvolvida por Oswald Ducrot, Jean-Claude Anscombre e Marion Carel. Nosso objetivo é explicar essas relações construídas pelas conjunções coordenativas segundo uma abordagem semântica, ou seja, que leve em consideração aspectos que constituem o sentido das conjunções, sem que estejam, necessariamente, de acordo com a terminologia gramatical. Além disso, pretendemos buscar os resultados de sentido partindo do principio de que é no uso que as conjunções coordenativas assumem seu significado. Para tanto, partimos dos conceitos de conjunções descritos por diferentes gramáticas para entender como esse tipo de estudo, enxerga esse fenômeno linguístico. Tanto a gramática, quanto a Teoria da Argumentação na Língua tem como objeto de estudo a língua. Contudo seus objetivos são distintos, enquanto a gramática preocupa-se em classificar e nomear os elementos que a compõem, a ANL busca explicar o fenômeno linguístico em diversas ocorrências, ou seja, no uso.
URI: http://hdl.handle.net/10923/8449
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