Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/8795
Type: masterThesis
Title: Repercussões de um curso de formação continuada à distância na constituição da identidade profissional de um grupo de professores do ensino fundamental no Maranhão
Author(s): Oliveira Filho, Vicente Henrique de
Advisor: Gessinger, Rosana Maria
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Issue Date: 2016
Keywords: EDUCAÇÃO CONTINUADA
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PROFESSORES - ATUAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO
Abstract: Esta pesquisa, de natureza qualitativa, teve como objetivo geral compreender as repercussões da participação no Programa “Pró-Letramento em Matemática” na identidade profissional de um grupo de 18 docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental no estado do Maranhão. Para coletar os dados, utilizaram-se questionários, entrevistas semiestruturadas, documentos relacionados ao curso realizado e memoriais construídos pelos docentes ao longo da formação. Utilizou-se a Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2011) para explorar os dados obtidos, aplicada em quatro etapas. A primeira delas foi a organização do texto (corpus), decorrente da coleta de dados. A seguir, constituiu-se a unitarização de elementos de significado para a pesquisa e extraídos do corpus. Do agrupamento dos elementos de significado por ideias-comuns emergiram quatro categorias: (1) Percepções dos docentes sobre ensino, conhecimento matemático e a aprendizagem da criança; (2) Trabalho pedagógico do docente e sua inserção no contexto do estudante; (3) O curso Pró-Letramento como aperfeiçoamento da prática pedagógica; e (4) Experiências pessoais e formação da identidade profissional do docente. Das categorias delineadas foram elaborados metatextos com a discussão dos resultados obtidos na pesquisa.Constata-se que a formação continuada é considerada pelos docentes como estímulo à atualização para o uso de práticas pedagógicas mais próximas à realidade dos discentes. Os professores declaram que é preciso docente e discente reconhecerem o processo de ensino e aprendizagem matemático como algo prático e reflexivo. Percebe-se que a motivação do aluno também motiva o professor. A estratégia de apresentação do curso, com encontros presenciais periódicos, é bem assimilada pelos participantes, já que possibilita a interação entre os cursistas. As experiências de vida e o exercício da profissão são o suporte para formar a sua identidade. Conclui-se que a formação continuada é uma oportunidade muito positiva para o professor rever vários aspectos relacionados ao exercício das suas atividades e que contribuem para constituir a sua identidade profissional.
This qualitative research aimed to understand the repercussions of participation at "Pro-Literacy Mathematics’ Program" in the professional identity in a group of 18 teachers from the early years of elementary school in Maranhão’s state. To collect data, they were used questionnaires, semi-structured interviews, documents related to the course and memorials built by the teachers during the formation. It was applied Discursive Textual Analysis (MORAES; GALIAZZI, 2011) to analyze the data, established in four stages. The first one was text’s organization (corpus) that emerged from the collected data. After that, it was consituted unitarization of meaning elements to the research and extracted from the corpus. After analyzing the unitarization and grouping them by common ideas four categories emerged: (1) Teachers’ perceptions on mathematical knowledge and the child's learning; (2) Teacher's Pedagogical work and his inclusion at the student's context; (3) Pro-Literacy course as improvement of pedagogical practice; and (4) Personal experiences and formation of professional teaching identity. From the outlined categories were developed metatexts with the discussion of the results obtained in the research. It is noticed that continuing education is considered by teachers as an incentive to upgrade to the use of pedagogical practices closer to the reality of students.Teachers declare that is needed to teachers and students recognize the process of teaching and learning mathematics as something practical and reflective. It is noticed that the student's motivation also motivates the teacher. The course presentation strategy, with periodic face meetings, is well assimilated by the participants, as it enables the interaction between course participants. Life experiences and the profession are supported to form their identity. It was concluded that continuing education is a very positive opportunity to the teacher to review various aspects related to the exercise of their activities and contribute to establish their professional identity.
URI: http://hdl.handle.net/10923/8795
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