Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/8803
Tipo: masterThesis
Título: Clubes de ciências: contribuições para uma formação contemporânea
Autor(es): Albuquerque, Nathália Fogaça
Orientador: Lima, Valderez Marina do Rosário
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Fecha de Publicación: 2016
Palabras clave: CIÊNCIAS - ENSINO
CONTEMPORANEIDADE
ENSINO FUNDAMENTAL
EDUCAÇÃO INFORMAL
EDUCAÇÃO
Resumen: Essa pesquisa teve como objetivo compreender como as dinâmicas de clubes de ciências repercutem no desenvolvimento de atributos recomendados para formação contemporânea dos sujeitos. Este estudo foi realizado com a participação de 20 estudantes de um clube de ciências, dois professores desses estudantes no ensino regular e seis pais do mesmo grupo de alunos, procurando obter informações relativas aos efeitos da participação em um clube. A coleta dos dados ocorreu por meio de observações, entrevistas e expressões dos estudantes durante atividades propostas pela pesquisadora. Os dados foram analisados com uma abordagem qualitativa, utilizando-se a Análise Textual Discursiva, e a pesquisa foi do tipo estudo de caso. Com base no referencial teórico e na análise dos dados coletados, observou-se o clube de ciências como um espaço para estimular aspectos recomendados aos sujeitos do século XXI. No âmbito das características intrapessoais, observou-se a expressão da curiosidade, a capacidade em lidar com erros e frustração, a motivação e a autonomia dos integrantes do grupo. Em algumas atividades, todavia, os estudantes demonstraram ausência de autonomia durante a elaboração de novas tarefas.Na perspectiva interpessoal, o exercício e estímulo do respeito e da paciência nos estudantes participantes em suas relações com os demais colegas foram evidenciados. Quanto aos atributos cognitivos, os estudantes apresentaram habilidades para o estabelecimento de relações entre diferentes assuntos, assim como a contextualização desses. O pensamento crítico e criativo também esteve presente nas ações dos participantes. Permeando todas as atividades propostas, o pensar sistêmico esteve presente na essência do clube de ciências investigado. A partir dos resultados encontrados nessa pesquisa, recomenda-se a implementação de mais clubes de ciências na educação básica. Uma vez que esses espaços podem contemplar situações que propiciam elementos de uma formação que são importantes na contemporaneidade e, portanto, contribuem para o desenvolvimento positivo da sociedade atual, a ampliação de oportunidades como essas é fundamental.
The propose of this dissertation is to understand how the dynamics of science clubs influences the development of attributes recommended to people who lives nowadays. This study was conducted with the participation of 20 students participating in a science club, two teachers of these students in regular schools and six parents of the same group of students, seeking information about the effects of participation in a club. The data was collected through observations, interviews and expressions of students during activities proposed by the researcher. Data were analyzed with a qualitative approach, using the Text Analysis Discourse, and the research was case study type. Based on the theoretical framework and analysis of the data collected, the science club was observed as a space to estimulate recommended aspects to the people of the XXI century. Within the intrapersonal characteristics, the expression of curiosity, ability to deal with errors and frustration, motivation and autonomy was showed at the studens actions. In some activities, however, students showed to have lack of autonomy to develop new tasks. At the interpersonal domain, the exercise of respect and patience were showed at the students in their relations with other colleagues.As for cognitive attributes, the students presented abilities to establish relationships between different subjects, as well as the contextualization of these. The critical and creative thinking was also present in the actions of the participants. Being present at all activities proposed, systemic thinking was at the essence of the investigated science club. Based at the results found in this research, it is recommended to implement more science clubs in basic education. Since these spaces can provide situations that can improve important elements to the contemporary world and thus contribute to the positive development of the current society, the expansion of opportunities like these is essential.
URI: http://hdl.handle.net/10923/8803
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000480008-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo943,91 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.